Ações de prevenção e combate à Sifilis acontecem de quinta a sábado em Palmas

Atividades organizadas pela prefeitura fazem parte da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis congênita

Crédito: Divulgação

Nesta semana, de quinta à sábado (dias 18, 19 e 20), a Prefeitura de Palmas realiza ações de prevenção dentro da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis congênita. O objetivo é esclarecer a população sobre as formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, principalmente a sífilis (adquirida, gestacional e congênita) e diagnosticar precocemente a doença por meio de testagem rápida.

 

A programação inicia nesta quinta-feira, 18, com as equipes do Consultório na Rua e do Centro de Saúde da Comunidade da Arse 75 realizando a testagem rápida da população em situação de rua e área de abrangência da unidade.

 

Já na sexta-feira, 19, em ambos os períodos (matutino e vespertino), a testagem será realizada em todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade na Capital. 

 

E no sábado, 20, acontece o Dia D de combate a sífilis e a sífilis congênita, nos CSC Jardim Taquari e José Lúcio (Lago Sul), nos horários das 8 às 12 horas e das 13 à 17 horas. 

 

Transmissão, sintomas e tratamento 

 

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactériaTreponema pallidum. A transmissão do agente infeccioso ocorre através de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada. É importante ressaltar que qualquer tipo de contato sexual sem proteção (vaginal, anal ou oral) é capaz de transmitir a infecção. O contágio também pode acontecer no parto ou ainda durante a gestação, quando a mãe é portadora da bactéria e a transmite para o bebê (chamada de sífilis congênita).

 

Os sintomas geralmente são pequenas feridas que não doem, não coçam ou não ardem na região da boca ou genitais e que desaparecem espontaneamente, mesmo sem tratamento. “É possível que o paciente tenha sífilis e não saiba ou não reconheça os sintomas, pois a doença tem ciclos sintomáticos, ou seja, há momentos em que os sintomas podem desaparecer e passar longos períodos sem outras manifestações, mas a infecção continua latente”, ressalta, lembrando que a gestante deve realizar o teste rápido nos três trimestres de gestação e caso seja positivo o tratamento deve ser feito tanto por ela quanto pelo parceiro. “O diagnóstico é rápido e fácil e o resultado sai na hora. A sífilis tem cura e o medicamento está disponível gratuitamente em todos os Centros de Saúde de Palmas”, complementa.

Comentários (0)