Ações para reformulação do Código de Postura tem início em Araguaína

Segundo as informações, entre as situações mais emergenciais estão as publicidades visuais fora dos padrões e a higiene dos logradouros públicos.

Em reunião realizada no último dia 25 de janeiro, o prefeito Ronaldo Dimas (PR), a presidente da Aciara, Antônia Lopes Gonçalves, o secretário de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Bruno Rangel, o chefe do Departamento de Postura, Thiago Spacassassi, o secretário de Esportes e Juventude do Estado, Olintho Neto, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo e o especialista em reformulação da legislação urbanística, Wellington Menezes, discutiram as mudanças por que deve passar o Código de Postura do Município a fim de cumprir toda legislação municipal sobre o assunto.

 

Durante o encontro, ficou decidido que o município precisa criar um documento bem estruturado que possa ser aplicado com o devido entendimento de todos. Os maiores problemas da paisagem urbana de Araguaína foram levantados por Wellington e pelo chefe do Departamento de Postura em uma visita aos principais pontos do centro comercial da cidade.

 

De acordo com o especialista, as situações mais emergenciais do município são as publicidades visuais fora dos padrões e a higiene dos logradouros públicos devido a incidência de materiais de construção nas calçadas e sarjetas e papéis picados nas calçadas das lojas. A partir destas demandas, será feito uma proposta para o novo Código de Postura do município que também deverá incluir a acessibilidade das vias – trechos que apresentam quase um metro de desnível – licenças e alvarás de funcionamento.

 

Outro ponto é o tráfego de veículos pesados no centro da cidade que deve ser organizado para descongestionar o trânsito e evitar a perturbação sonora noturna e diurna. Tudo será planejado para a delimitação de horários e locais para carga e descarga de mercadorias.

 

A questão dos estacionamentos também será revista pelo novo código face a contínua escassez de vagas no centro da cidade e a atual organização que, em alguns pontos, estrangula o trânsito e dificulta o fluxo de veículos. A prefeitura também incluirá pontos pertinentes ao horário de funcionamento do comércio e à manutenção da limpeza nas ruas e calçadas nas resoluções do código. O Código contempla também normas para o funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas, as quais também serão revisadas. (Assessoria)

 

 

Comentários (0)