Acordo entre prefeituras e PM visa ampliar a presença de policiais nos municípios

Mobilizados pelo presidente da ATM, prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, os prefeitos tiveram a oportunidade de discutir diretamente com o comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira

Presidente da ATM mobiliza reunião
Descrição: Presidente da ATM mobiliza reunião Crédito: Foto: Divulgação/ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) promoveu reunião entre prefeitos e representantes do alto escalão da Polícia Militar do Estado do Tocantins, nesta terça-feira, 11, na sede da entidade municipalista, em Palmas. Mobilizados pelo presidente da ATM, prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, os prefeitos tiveram a oportunidade de discutir diretamente com o comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, a adoção de medidas conjuntas entre prefeituras e polícia para ampliar a presença de policiais nos municípios, bem como melhorar os serviços de segurança.

 

O presidente da ATM lembrou que a audiência é resultado de um primeiro encontro entre prefeitos e o comando da PM, ocorrido no final de março. “Estamos atendendo as constantes demandas de prefeitos e prefeitas que se encontram preocupados com a falta de efetivo policial em seus Municípios, o que tem resultado no aumento dos indicies de criminalidade nas localidades que não possuem policiamento. Estamos convictos que muitos gestores municipais estão dispostos a colaborar com o trabalho da polícia”, disse.  

 

Antes de debaterem as estratégias conjuntas, o comandante de Policiamento do Interior, Jefferson Nunes de Alecrim, apresentou um recorte do efetivo policial, das ferramentas de trabalho, das dependências dos destacamentos e os indicies de criminalidade nos municípios do Tocantins. “Nos batalhões e comandos da PM nos municípios do interior consta a participação de 1.231 policiais militares, para atender a 108 cidades. Atualmente, temos 79 destacamentos ativos e outros 19 desativados”, revelou.

 

Estratégias

O comandante Geral da PM elencou algumas medidas que poderão ser executadas em parceria com os Municípios. “As prefeituras podem auxiliar a Polícia Militar com a reforma dos prédios dos destacamentos, com a cessão de servidor para o atendimento telefônico das chamadas emergenciais, a disponibilização de aparelhos celulares, a implantação de sistema de videomonitoramento e a criação dos conselhos municipais de segurança. De nossa parte, vamos trabalhar para remanejar os policiais para suas respectivas cidades de domicílio, além de solicitar a ampliação do número de viaturas que já está prevista para ser entregue a PM pelo Governo do Estado”, disse.

 

Por fim, o presidente da ATM se comprometeu em repassar as prefeituras as principais estratégias de cooperação que poderão ser estabelecidas entre Municípios e Policia Militar, além de elaborar em conjunto com a PM uma minuta de convênio que certifique as medidas conjuntas adotadas.

Comentários (0)