Adapec e Visa de Palmas apreendem 600 kg de produtos impróprios para o consumo

Na ação foram apreendidos e inutilizados no aterro sanitário, aproximadamente 600 quilos de produtos impróprios para o consumo

Produtos foram encontrados nas regiões Norte e Sul da Capital
Descrição: Produtos foram encontrados nas regiões Norte e Sul da Capital Crédito: Divulgação/Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Vigilância Sanitária de Palmas realizaram na quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, uma ação conjunta no comércio varejista de alimentos da Capital, após denúncia de que produtos de origem animal não inspecionados, ou de outros estados, estariam sendo comercializados nos mercados da cidade. Na ação foram apreendidos e inutilizados no aterro sanitário, aproximadamente 600 quilos de produtos impróprios para o consumo.

 

Com o apoio da Guarda Metropolitana e da barreira volante de Palmas, a equipe esteve em quadras da região Norte e no Jardim Aureny III onde foram detectadas inúmeras irregularidades, entre elas: produtos sem autorização comercial para venda no Tocantins como linguiças e pururuca, produtos com a data de validade expirada e outros fora das condições ideais de armazenamento e temperatura.

 

A Adapec informou que foram emitidos termos de fiscalização nos 10 estabelecimentos visitados, enquanto a Vigilância Sanitária emitiu 10 autos de infração e apreensão de produtos irregulares nos locais visitados. Houve ainda a interdição das atividades de panificação de um mercado por não ter condições de higiene e os produtos foram inutilizados na presença dos proprietários.

 

“É importante destacar que para a comercialização de produtos de origem animal, as empresas devem estar registradas em um dos serviços de inspeção oficial. De acordo com a Lei Federal Nº 7889, de 23 de novembro de 1989 os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal – MAPA são habilitados a fazer comércio interestadual ou internacional, os estabelecimentos registrados no Serviço Inspeção Estadual são habilitados a fazer comércio intraestadual ou intermunicipal e os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal são habilitados a fazer comércio municipal. Por isso, a Adapec alerta os empresários a ficarem atentos as legislações na hora de adquirir e comercializar seus produtos”, informou o órgão.

 

(Com informações da Ascom/Adapec)

Comentários (0)