Adapec interdita fazenda em São Bento que funcionava como abatedouro clandestino

Denúncia anônima feita à Ouvidoria Geral do Estado relatou que havia mau cheiro e funcionamento de abatedouro clandestino no local. O proprietário foi multado em R$ 5 mil

Abate de animais era realizado sem qualquer estrutura
Descrição: Abate de animais era realizado sem qualquer estrutura Crédito: Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) interditou nesta quinta-feira, 26, uma propriedade rural por abate clandestino de bovinos, no município de São Bento do Tocantins, após uma denúncia anônima feita à Ouvidoria Geral do Estado, relatando que havia mau cheiro e funcionamento de abatedouro clandestino no local. O proprietário foi multado em R$ 5 mil.

 

Também participaram da operação, a Polícia Militar Ambiental e o Naturatins. Conforme a Adapec, no ato da fiscalização foi constatado o abate de animais sem qualquer estrutura e sem as mínimas condições higiênico-sanitárias. “Suspeitando que a carne era comercializada nos açougues da região, encaminharemos essa demanda à Vigilância Sanitária para que proceda com a fiscalização no comércio”, explicou o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Dwany de Souza Carvalho, citando a Lei Estadual nº 3136 de 14 de setembro de 2016, que institui a obrigatoriedade de supermercados e açougues divulgarem a origem das carnes comercializadas.

 

O responsável pelas irregularidades relatou que os animais eram abatidos numa estrutura precária ou no próprio curral e as carcaças abatidas eram depositadas sobre a palha e transportadas, sem refrigeração e sem as condições higiênicas, até o comércio.

 

(Com informações da Ascom/Adapec)

Comentários (0)