Aeroporto de Araguaína deve ser reaberto ainda neste ano

Obras estão em fase final. Os testes de balizamento noturno já estão sendo feitos e até o fim de 2013, o aeroporto deve ser totalmente liberado, inclusive para voos noturnos...

Aeroporto deve ser aberto até fim do ano
Descrição: Aeroporto deve ser aberto até fim do ano Crédito: ATN

O Aeroporto de Araguaína, que passa por reformas e obras de ampliação, deve voltar a plena atividade, incluindo voos noturnos, ainda neste ano. Os testes de balizamento noturno já estão sendo feitos e, assim que terminadas as instalações de luminárias na pista de pouso e das torres do novo pátio de aviação geral, o aeroporto estará em condições plenas de funcionamento e poderá reabrir a pousos e decolagens no período da noite.

 

Investimento e obras

Para sua ampla reforma, o Aeroporto de Araguaína recebeu investimentos na casa dos R$ 12 milhões entre recursos do governo estadual e federal. Na obra foram recuperados os 1.800 metros da pista de pouso/decolagem, pista de taxiamento e pátio de aeronaves; além da implantação de um pátio de armação geral e pistas de acessos, todas com as devidas sinalizações. Também foi reformado o terminal de passageiros, visando deixar o espaço mais confortável para os usuários, com lanchonete, duas salas comerciais, sala vip, salas de embarque e desembarque, além de salas para a administração do aeroporto, Vigilância Sanitária e Polícia Federal.

Atualmente operaram durante o dia no aeroporto da segunda maior cidade do Estado as empresas aéreas Azul (Trip), Sete e Passaredo. De acordo com o presidente da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira, os voos no período da noite já deveriam estar sendo realizados, mas o material de balizamento noturno instalado no local foi alvo de roubo, o que atrasou o andamento das obras. Apesar do imprevisto, a estimativa do governo é que até o final do ano o aeroporto já esteja em pleno funcionando. “Nossa estimativa é que até meados de outubro ou começo de novembro já tenhamos concluído as obras lá”, completou.

 

Outro aeroporto

Durante as comemorações do aniversário de 273 anos do município de Arraias, na última semana, o Governador Siqueira Campos batizou o aeroporto do município de Deputado Federal Joaquim Batista D’Abreu Coelho, que está em fase final da primeira etapa de obras. A estimativa é que ainda este mês a pista já esteja recoberta pela camada de lama asfáltica e com a sinalização necessária.

Na ocasião, o presidente a Agetrans ainda frisou que a segunda etapa contempla a construção do terminal de passageiros e a estruturação da via de acesso.

Comentários (0)