Agente de trânsito de Palmas sofre agressão de motorista durante fiscalização

Segundo a prefeitura, a condutora estava embriagada e agrediu a agente verbalmente e fisicamente quando a mesma foi aplicar multa de trânsito.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Palmas

A prefeitura de Palmas comunicou, através de nota divulgada nesta sexta-feira, 23, que uma agente da Superintendência de Trânsito e Transporte do município sofreu agressão durante fiscalização realizada na noite de ontem, 22, nas imediações de estabelecimentos comerciais na quadra Arse 21 (204 Sul). O fato ocorreu durante ação de patrulhamento, quando a agente foi aplicar multa em uma condutora que estava embrigada e teria estacionado seu veículo de forma irregular na via.

 

Segundo a ocorrência, a condutora apresentava sinais de embriaguez, tentou ir embora do local, mas foi bloqueada por uma viatura do trânsito. Durante a abordagem, a condutora agrediu verbal e fisicamente uma das agentes públicas, além de danificar a impressora usada para lavrar os procedimentos durante as abordagens. Ela também teria sido ríspida com o funcionário da empresa de guincho que tentava fazer a remoção do veículo.

 

A mulher foi encaminhada à delegacia para registro de ocorrência por desacato e lesão corporal contra agente de trânsito, direção sob efeito de álcool e dano ao patrimônio público.

 

De acordo com a prefeitura, situações como essa se tornaram recorrentes em Palmas nos últimos meses, especialmente durante as ações de fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia de Covid-19. "Além dos agentes de Trânsito, fiscais da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas, e agentes da Guarda Metropolitana têm sofrido xingamentos, ameaças e até agressão física por uma minoria da população", diz um trecho da nota divulgada pela gestão.

 

O município garantiu que as fiscalizações seguirão firme que permanecerá "com o propósito de combater o abuso individual em detrimento do bem estar coletivo, tanto na rotina da segurança no trânsito e em vias públicas, quanto no cumprimento das medidas de proteção contra a Covid-19". 

 

A prefeitura disse que adotou as medidas cabíveis para que a responsável pelo responda pela agressão e que "manifesta total apoio e solidariedade aos servidores públicos municipais – fiscais da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas, e agentes da Guarda Metropolitana e de Trânsito -, que têm se dedicado diuturnamente no enfrentamento da pandemia para garantir a segurança e a saúde dos cidadãos palmenses".

 

Desacato a funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime previsto no artigo 331 do Código Penal, com pena de detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

Comentários (0)