Agricultores conhecem sistema de produção na piscicultura

Agricultores familiares de Dueré estiveram reunidos na última quarta-feira, 5, para receberem informações sobre o processo de produção na Piscicultura que engloba sistemas de tanques-rede, cuidados iniciais e manejo na engorda.

Agricultores se reunem em Dueré
Descrição: Agricultores se reunem em Dueré Crédito: Ascom Naturatins

Os agricultores familiares de Dueré, a 228 km de Palmas, estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira, 5, no CRAS – Centro de Reabilitação e Assistência Social, com os extensionistas do  Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins de Palmas e Gurupi.

Na oportunidade mais de 40 trabalhadores rurais do município receberam informações sobre o processo de produção na piscicultura, que engloba sistema de tanques-rede, cuidados iniciais e manejo na engorda, produtividade primária, viveiros escavados, monitoramento, armazenamento de ração, construção de viveiros, entre outros.

Para o agricultor familiar João batista da Silva, 72 anos, que trabalha na atividade há três anos,  criando em tanque-rede e represa peixes das espécies Tambaqui, Pacu-caranha, Piau, e Surubim, a palestra serviu para esclarecer as dúvidas. “Agora vou poder melhorar a produção seguindo as orientações repassadas aqui e investir de forma correta para evitar prejuízo na criação ”, acredita Miranda.

O encontro também atraiu agricultores familiares que desejavam conhecer o sistema de produção de peixe para iniciar a atividade.  Esse foi o caso de Maria Vanja Machado, 51 anos, que considerou a palestra muito importante, pois deixou bem claro como funciona a cadeia produtiva do peixe. “Quero começar na atividade, mas não sabia muito bem como fazer e o que era preciso. Com essas informações me animei e vou investir na piscicultura”, planeja ela.

O supervisor regional do Ruraltins, em Gurupi, Avani Pereirra, considerou positiva e oportuna a palestra do extensionista rural, de Palmas, Tácito Bezerra. “É de fundamental importância que o agricultor familiar conheça quais os procedimentos necessários e corretos para se investir nesse setor tão  promissor para o  Estado,  que favorece a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dessas famílias”. considerou Pereira.

A região sul do Tocantins possui alguns municípios que já têm uma produção relevante na criação de peixes, a exemplo de Aliança do Tocantins que conta com um frigorífico com o SIF – Serviço de Inspeção Federal, e o município de Crixás que possui um laboratório de produção de Alevinos, além dos municípios de Gurupi e Peixe. “ A região sul do Estado apresenta um grande potencial para piscicultura, uma vez que é favorecida com as barragens de hidrelétrica  e rios, locais que dispõem de boas condições para se investir na produção de tanques-rede”, argumenta  o diretor de  pesca e aquicultura  do Ruraltins, Alexandre Cruz.

(Da assessoria de imprensa do Ruraltins)

Comentários (0)