Alunas da rede municipal representam Palmas em evento na Universidade de São Paulo

A alunas da Escola Municipal Thiago Barbosa desenvolveram um projeto de instalação de painéis solares em moradias populares para pessoas de baixa renda

As estudantes palmenses concorrem na categoria Projeto de Cunho Social.
Descrição: As estudantes palmenses concorrem na categoria Projeto de Cunho Social. Crédito: Arquivo

O projeto Instalação de Painéis Solares em moradias populares para pessoas de baixa renda, desenvolvido pelas alunas da Escola Municipal Thiago Barbosa, Letícia Carvalho, Ana Jamilly de Sousa e Maria Eduarda Farias, irá representar Palmas no maior evento de popularização da ciência do País, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, entre os dias 19 a 21 de março. As estudantes palmenses concorrem com trabalhos de todo o País, na categoria: Projeto de Cunho Social. O custo de implantação do projeto das alunas, embasado em células fotovoltaicas, tem custo aproximado entre R$ 13 e R$ 15 mil por residência.


O resultado foi anunciado na 5ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2018), realizada pela Secretaria Municipal da Educação. Os trabalhos científicos selecionados na mostra competitiva garantiram prêmios e certificado de reconhecimento à escola, aos professores orientadores e aos alunos, além de garantir a participação na feira de âmbito nacional. As despesas com viagem e hospedagem da comitiva palmense foram custeadas pela Prefeitura de Palmas, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).


Diretor da Escola Tiago Barbosa, Weudes Pereira da Rocha considera que a experiência na maior universidade pública da América Latina irá muito além da participação na feira, pois a equipe palmense integrada pelo gestor escolar, supervisora pedagógica, professor orientador e representante da Semed irá aproveitar ao máximo a participação na feira para conhecer e aprimorar ferramentas pedagógicas a serem aplicadas na escola. “O patrimônio imaterial para a educação de Palmas é imensurável”, considera, enfatizando também os benefícios socais, econômicos e ambientais do projeto.


A Fecit 2018 foi a primeira feira de ciências em que Ana Jamilly participou. “Minha grande expectativa é que o nosso projeto saia do papel, e possa realmente beneficiar as pessoas com maior necessidade financeira”. Será a primeira viagem da estudante a São Paulo. “Estou ansiosa, com um pouco de medo até, mas muito confiante. Estou certa que tudo correrá bem”, finaliza.

A secretária municipal da Educação, Jusceia Garbellini, considera a participação na feira uma grande oportunidade para mostrar ao País o diferencial da educação palmense. “O lema da educação do município é tecendo o amanhã, com base nele, nós evidenciamos que os nossos alunos estão sendo preparados para as habilidades do amanhã, com esse desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, o que nos deixa muito orgulhosos”, destacou.

Comentários (0)