Palmas, Tocantins -

Cidades


Ensino superior
245 visualizações

Alunos pedem redução de mensalidade durante ensino remoto: Fasec justifica

Estudantes relatam dificuldades diante do agravamento da pandemia no Tocantins, principalmente em Palmas. Fasec diz que durante este período conta com políticas especiais de bolsas para os acadêmicos
- Atualizada em
Divulgação

Em carta de manifesto, acadêmicos da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) contam que frente ao agravamento da Covid-19 no Tocantins e, principalmente em Palmas, recentemente solicitaram desconto nas mensalidades enquanto se mantiver o sistema remoto de ensino. "Já que é do conhecimento de todos que a modalidade de ensino virtual proporciona a redução dos custos de manutenção da instituição", ressaltam.

 

De acordo com os estudantes, em um dos trechos da resposta ao requerimento, que indeferiu o pedido feito pelos acadêmicos, a direção da Fasec justificou que “a política aplicada aos semestres letivos é planejada com antecedência e que assim que autorizado pelos órgãos competentes, haverá o retorno das aulas presenciais”.

 

Com a resposta, os acadêmicos dizem que a faculdade pretende induzir os alunos a acreditarem que isso poderá ocorrer ainda este semestre. “Possibilidade que se afasta cada vez mais, vez que estamos no pior momento da Covid-19”, pontuaram.

 

Destacam, ainda, que Palmas decretou lockdown e que muitos dos alunos estarão impossibilitados de trabalhar e gerar renda para manutenção, e que a prioridade deverá ser as despesas decorrentes de alimentação e demais gastos para a subsistência.  

 

“Reforçamos, mais uma vez, que não queremos abandonar o curso e nem ficar inadimplentes com a instituição de ensino, queremos condições justas para que possamos continuar estudando e também mantendo os empregos dos nossos professores. Fica aqui o manifesto e pedido à Instituição Serra do Carmo para que reavalie a sua decisão”, encerraram.

 

Fasec diz que passou a contar com políticas especiais de bolsas para os acadêmicos

 

Em nota enviada ao Portal na manhã desta sexta-feira, 05, a Faculdade Serra do Carmo (Fasec) esclareceu que respeita o manifesto dos alunos e informou que durante este período de pandemia e de aulas em ambientes virtuais, a instituição passou a contar com políticas especiais de bolsas para todos os acadêmicos.

 

“No início da pandemia (nos semestre 2020/1 e 2020/2), a instituição, solidária a situação do país, passou a contar com diversos programas de descontos nas mensalidades e negociação de dívidas, como Programa Especial de Financiamento da FASEC (PEFF) (para acadêmicos que comprovassem desemprego) e o Programação de Renegociação de Dívidas (PRD)”, explicou. 

 

Disse, ainda, que com as aulas em ambientes virtuais, este semestre, a instituição dispôs para os discentes que não possuem tais benefícios, o desconto de 10% (dez por cento) no valor das mensalidades pagas até o 5º dia útil enquanto durarem as aulas remotas.

 

Ressaltou que a instituição continua cumprindo com seus gastos mensais, tais como alugueis, salários de colaboradores, e ainda investimentos de tecnologias e pessoal para adequação da prestação de serviços em ambientes virtuais, e na adequação do prédio com protocolos de segurança e prevenção da Covid-19 para retorno das aulas presenciais.

 

Explicou, também, que o reajuste dos valores na matrícula da instituição acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino. “Levando em conta os índices inflacionários do país e a concessão de custos próprios, que por sinal, os índices de ajuste ficaram menores do que os índices inflacionários do país em relação ao ano anterior”, pontuou a instituição.

 

Confira a Carta de Manifesto e a nota da Fasec na íntegra:

 

Carta de Manifesto

 

No momento em que o mundo passa por uma crise sanitária que já vitimou milhares de pessoas, agravou a situação de miséria, especialmente, nos países mais pobres como o Brasil, e que apesar de transcorrido pouco mais de um ano ainda não há perspectivas para o seu fim, nós, Acadêmicos da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) manifestamos nossa profunda tristeza e indignação diante da postura adotada pela instituição de ensino, que não demonstrou sentimento de empatia e solidariedade com aqueles que são unicamente responsáveis pela existência dela. 


Frente ao agravamento da doença no nosso Estado e mais ainda na capital, recentemente, os acadêmicos, muitos que passam por situação delicada nos orçamentos familiares, postularam desconto nas mensalidades enquanto se mantiver o sistema remoto de ensino, já que é do conhecimento de todos  que a modalidade de ensino virtual proporciona a redução dos custos de manutenção da instituição.  


Em um dos trechos da resposta ao requerimento, que indeferiu o pedido feito pelos acadêmicos, a direção da Fasec justificou que a política aplicada aos semestres letivos é planejada com antecedência e que assim que autorizado pelos órgãos competentes, haverá o retorno das aulas presenciais. 


Com esta resposta, a faculdade pretende induzir os alunos a acreditarem que isso poderá ocorrer ainda este semestre, possibilidade que se afasta cada vez mais, vez que estamos no pior momento da Covid-19, com maior índice de infecção e agravamento da doença, falta de leitos de UTI e clínicos, aliados ainda à chegada da nova variante, que segundo infectologistas, possui capacidades de contaminação dez vezes maior que o tipo verificado inicialmente.


Voltando à resposta do requerimento, a direção da Fasec se esqueceu de que planejamento pode ser refeito e novas medidas devem ser adotadas quando verificadas situações de calamidade pública  


Destaca-se que neste dia, o Município de Palmas decretou lockdown, o que significa dizer que muitos de nós estaremos impossibilitados de trabalhar e gerar renda para a nossa manutenção e que a prioridade deverão ser as despesas decorrentes de alimentação e demais gastos para a subsistência. 


Reforçamos, mais uma vez, que não queremos abandonar o curso e nem ficar inadimplentes com a instituição de ensino, queremos condições justas para que possamos continuar estudando e também mantendo os empregos dos nossos professores.


Fica aqui o Manifesto e pedido à Instituição Serra do Carmo para que reavalie a sua decisão.

 

Palmas, 04 de março de 2021.

 

Nota - Faculdade Serra do Carmo 

 

A FASEC – Faculdade Serra do Carmo respeita o manifesto dos alunos e informa que durante este período de pandemia do novo Coronavírus e de aulas em ambientes virtuais, a instituição passou a contar com políticas especiais de bolsas para todos os acadêmicos, mas esclarece que:  


* Não procede a informação de que não houve redução das mensalidades. 

* No início da pandemia (nos semestre 2020/1 e 2020/2), a instituição, solidária a situação do pais, passou a contar com diversos programas de descontos nas mensalidades e negociação de dívidas, como Programa Especial de Financiamento da FASEC (PEFF) (para acadêmicos que comprovassem desemprego) e o Programação de Renegociação de Dívidas (PRD). 

 

* As políticas aplicadas aos semestres letivos da FASEC são planejadas com antecedência. Assim, neste semestre de 2021/1, visando a adequação da IES para o retorno das aulas presenciais, assim que possível e autorizado pelos órgãos competentes, a FASEC retornou com seu programa de bolsas estudantis (convênios, portadores de diploma e transferência), com seus devidos critérios. E ainda, com as aulas em ambientes virtuais, este semestre, a instituição dispôs para os discentes que não possuem tais benefícios, o desconto de 10% (dez por cento) no valor das mensalidades pagas até o 5º dia útil enquanto durarem as aulas remotas..

 

* Como dito, os diversos programas foram assegurados estes semestre, com  seus critérios e regras, como Bolsas Convênios, Bolsa Transferência Externa ou Portadores de Diploma, Bolsa ingressantes (para os não acadêmicos FASEC que estão ingressando na instituição), além de Prouni e Fies.  

*Os alunos ingressantes 2021/1 tiveram ainda descontos de até 50% nas mensalidades. 

*Além de programa de Bolsas, a FASEC ainda possui o programa de negociação de débitos para todos os acadêmicos que estão com mensalidades negativadas.  

 

*Vale ressaltar que, a instituição continua cumprindo com seus gastos mensais, tais como alugueis, salários de colaboradores, e ainda investimentos de tecnologias e pessoal para adequação da prestação de serviços em ambientes virtuais e na adequação do prédio com protocolos de segurança e prevenção da Covid-19 para retorno das aulas presenciais.

 

* O reajuste dos valores na matrícula da instituição acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino, levando em conta os índices inflacionários do país e a concessão de custos próprios, que por sinal, os índices de ajuste ficaram menores do que os índices inflacionários do país em relação ao ano anterior. 

 

* Os acadêmicos podem e devem procurar a instituição para verificarem em qual Bolsa Mantenedora ele se enquadra, por meio dos contatos: 63 3216 6000 ou 63 99921 1111 (Zap FASEC).

 

* A FASEC ainda informa que iniciou as aulas em ambientes virtuais, devido os aumento de casos de Covid-19 em Palmas e no Tocantins e, sendo assim, como forma de prevenir possíveis contaminações de acadêmicos, professores e colaboradores. Mas, reforça que está trabalhando para que as aulas retornem em ambientes presenciais ou híbridos, o quanto antes, e irá seguir orientações da Organização Mundial de Sáude (OMS), Ministérios da Saúde e Educação, além de órgãos de saúde municipais e estaduais.

 

Assessoria de Comunicação

Faculdade Serra do Carmo (FASEC)