Alunos pedem redução de mensalidade durante ensino remoto: Fasec justifica

Estudantes relatam dificuldades diante do agravamento da pandemia no Tocantins, principalmente em Palmas. Fasec diz que durante este período conta com políticas especiais de bolsas para os acadêmicos

Crédito: Divulgação

Em carta de manifesto, acadêmicos da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) contam que frente ao agravamento da Covid-19 no Tocantins e, principalmente em Palmas, recentemente solicitaram desconto nas mensalidades enquanto se mantiver o sistema remoto de ensino. "Já que é do conhecimento de todos que a modalidade de ensino virtual proporciona a redução dos custos de manutenção da instituição", ressaltam.

 

De acordo com os estudantes, em um dos trechos da resposta ao requerimento, que indeferiu o pedido feito pelos acadêmicos, a direção da Fasec justificou que “a política aplicada aos semestres letivos é planejada com antecedência e que assim que autorizado pelos órgãos competentes, haverá o retorno das aulas presenciais”.

 

Com a resposta, os acadêmicos dizem que a faculdade pretende induzir os alunos a acreditarem que isso poderá ocorrer ainda este semestre. “Possibilidade que se afasta cada vez mais, vez que estamos no pior momento da Covid-19”, pontuaram.

 

Destacam, ainda, que Palmas decretou lockdown e que muitos dos alunos estarão impossibilitados de trabalhar e gerar renda para manutenção, e que a prioridade deverá ser as despesas decorrentes de alimentação e demais gastos para a subsistência.  

 

“Reforçamos, mais uma vez, que não queremos abandonar o curso e nem ficar inadimplentes com a instituição de ensino, queremos condições justas para que possamos continuar estudando e também mantendo os empregos dos nossos professores. Fica aqui o manifesto e pedido à Instituição Serra do Carmo para que reavalie a sua decisão”, encerraram.

 

Fasec diz que passou a contar com políticas especiais de bolsas para os acadêmicos

 

Em nota enviada ao Portal na manhã desta sexta-feira, 05, a Faculdade Serra do Carmo (Fasec) esclareceu que respeita o manifesto dos alunos e informou que durante este período de pandemia e de aulas em ambientes virtuais, a instituição passou a contar com políticas especiais de bolsas para todos os acadêmicos.

 

“No início da pandemia (nos semestre 2020/1 e 2020/2), a instituição, solidária a situação do país, passou a contar com diversos programas de descontos nas mensalidades e negociação de dívidas, como Programa Especial de Financiamento da FASEC (PEFF) (para acadêmicos que comprovassem desemprego) e o Programação de Renegociação de Dívidas (PRD)”, explicou. 

 

Disse, ainda, que com as aulas em ambientes virtuais, este semestre, a instituição dispôs para os discentes que não possuem tais benefícios, o desconto de 10% (dez por cento) no valor das mensalidades pagas até o 5º dia útil enquanto durarem as aulas remotas.

 

Ressaltou que a instituição continua cumprindo com seus gastos mensais, tais como alugueis, salários de colaboradores, e ainda investimentos de tecnologias e pessoal para adequação da prestação de serviços em ambientes virtuais, e na adequação do prédio com protocolos de segurança e prevenção da Covid-19 para retorno das aulas presenciais.

 

Explicou, também, que o reajuste dos valores na matrícula da instituição acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino. “Levando em conta os índices inflacionários do país e a concessão de custos próprios, que por sinal, os índices de ajuste ficaram menores do que os índices inflacionários do país em relação ao ano anterior”, pontuou a instituição.

 

Confira a Carta de Manifesto e a nota da Fasec na íntegra:

 

Carta de Manifesto

 

No momento em que o mundo passa por uma crise sanitária que já vitimou milhares de pessoas, agravou a situação de miséria, especialmente, nos países mais pobres como o Brasil, e que apesar de transcorrido pouco mais de um ano ainda não há perspectivas para o seu fim, nós, Acadêmicos da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) manifestamos nossa profunda tristeza e indignação diante da postura adotada pela instituição de ensino, que não demonstrou sentimento de empatia e solidariedade com aqueles que são unicamente responsáveis pela existência dela. 


Frente ao agravamento da doença no nosso Estado e mais ainda na capital, recentemente, os acadêmicos, muitos que passam por situação delicada nos orçamentos familiares, postularam desconto nas mensalidades enquanto se mantiver o sistema remoto de ensino, já que é do conhecimento de todos  que a modalidade de ensino virtual proporciona a redução dos custos de manutenção da instituição.  


Em um dos trechos da resposta ao requerimento, que indeferiu o pedido feito pelos acadêmicos, a direção da Fasec justificou que a política aplicada aos semestres letivos é planejada com antecedência e que assim que autorizado pelos órgãos competentes, haverá o retorno das aulas presenciais. 


Com esta resposta, a faculdade pretende induzir os alunos a acreditarem que isso poderá ocorrer ainda este semestre, possibilidade que se afasta cada vez mais, vez que estamos no pior momento da Covid-19, com maior índice de infecção e agravamento da doença, falta de leitos de UTI e clínicos, aliados ainda à chegada da nova variante, que segundo infectologistas, possui capacidades de contaminação dez vezes maior que o tipo verificado inicialmente.


Voltando à resposta do requerimento, a direção da Fasec se esqueceu de que planejamento pode ser refeito e novas medidas devem ser adotadas quando verificadas situações de calamidade pública  


Destaca-se que neste dia, o Município de Palmas decretou lockdown, o que significa dizer que muitos de nós estaremos impossibilitados de trabalhar e gerar renda para a nossa manutenção e que a prioridade deverão ser as despesas decorrentes de alimentação e demais gastos para a subsistência. 


Reforçamos, mais uma vez, que não queremos abandonar o curso e nem ficar inadimplentes com a instituição de ensino, queremos condições justas para que possamos continuar estudando e também mantendo os empregos dos nossos professores.


Fica aqui o Manifesto e pedido à Instituição Serra do Carmo para que reavalie a sua decisão.

 

Palmas, 04 de março de 2021.

 

Nota - Faculdade Serra do Carmo 

 

A FASEC – Faculdade Serra do Carmo respeita o manifesto dos alunos e informa que durante este período de pandemia do novo Coronavírus e de aulas em ambientes virtuais, a instituição passou a contar com políticas especiais de bolsas para todos os acadêmicos, mas esclarece que:  


* Não procede a informação de que não houve redução das mensalidades. 

* No início da pandemia (nos semestre 2020/1 e 2020/2), a instituição, solidária a situação do pais, passou a contar com diversos programas de descontos nas mensalidades e negociação de dívidas, como Programa Especial de Financiamento da FASEC (PEFF) (para acadêmicos que comprovassem desemprego) e o Programação de Renegociação de Dívidas (PRD). 

 

* As políticas aplicadas aos semestres letivos da FASEC são planejadas com antecedência. Assim, neste semestre de 2021/1, visando a adequação da IES para o retorno das aulas presenciais, assim que possível e autorizado pelos órgãos competentes, a FASEC retornou com seu programa de bolsas estudantis (convênios, portadores de diploma e transferência), com seus devidos critérios. E ainda, com as aulas em ambientes virtuais, este semestre, a instituição dispôs para os discentes que não possuem tais benefícios, o desconto de 10% (dez por cento) no valor das mensalidades pagas até o 5º dia útil enquanto durarem as aulas remotas..

 

* Como dito, os diversos programas foram assegurados estes semestre, com  seus critérios e regras, como Bolsas Convênios, Bolsa Transferência Externa ou Portadores de Diploma, Bolsa ingressantes (para os não acadêmicos FASEC que estão ingressando na instituição), além de Prouni e Fies.  

*Os alunos ingressantes 2021/1 tiveram ainda descontos de até 50% nas mensalidades. 

*Além de programa de Bolsas, a FASEC ainda possui o programa de negociação de débitos para todos os acadêmicos que estão com mensalidades negativadas.  

 

*Vale ressaltar que, a instituição continua cumprindo com seus gastos mensais, tais como alugueis, salários de colaboradores, e ainda investimentos de tecnologias e pessoal para adequação da prestação de serviços em ambientes virtuais e na adequação do prédio com protocolos de segurança e prevenção da Covid-19 para retorno das aulas presenciais.

 

* O reajuste dos valores na matrícula da instituição acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino, levando em conta os índices inflacionários do país e a concessão de custos próprios, que por sinal, os índices de ajuste ficaram menores do que os índices inflacionários do país em relação ao ano anterior. 

 

* Os acadêmicos podem e devem procurar a instituição para verificarem em qual Bolsa Mantenedora ele se enquadra, por meio dos contatos: 63 3216 6000 ou 63 99921 1111 (Zap FASEC).

 

* A FASEC ainda informa que iniciou as aulas em ambientes virtuais, devido os aumento de casos de Covid-19 em Palmas e no Tocantins e, sendo assim, como forma de prevenir possíveis contaminações de acadêmicos, professores e colaboradores. Mas, reforça que está trabalhando para que as aulas retornem em ambientes presenciais ou híbridos, o quanto antes, e irá seguir orientações da Organização Mundial de Sáude (OMS), Ministérios da Saúde e Educação, além de órgãos de saúde municipais e estaduais.

 

Assessoria de Comunicação

Faculdade Serra do Carmo (FASEC)

Comentários (0)