Amastha assina edital para seleção mais 90 professores

Documento foi assinado durante lançamento do Programa de Modernização de Gestão Escolar. Os novos professores praticiparão da 2ª etapa do programa que terá início em novembro...

Amastha lança novo programa da educação
Descrição: Amastha lança novo programa da educação Crédito: Ascom

“Queremos que Palmas seja a cidade mais educada do Brasil, comparada aos melhores índices de educação do mundo”, afirmou o prefeito da Capital, Carlos Amastha, durante lançamento do Programa de Modernização de Gestão Escolar nesta quinta-feira, 15. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo assinou o edital para selecionar mais 90 professores que participarão da 2ª etapa do programa, com início em novembro.

Outra novidade anunciada no evento é a inclusão da Itália no roteiro de missão internacional que os servidores da Educação irão participar. Os outros países já definidos são Cingapura, Coréia do Sul e Islândia. Amastha justificou a inclusão de mais um país.“A Itália é referência no mundo pelo alto desenvolvimento da educação infantil. É preciso a capacitação dos profissionais da Educação para que o nosso ensino seja de excelência”, afirmou o gestor municipal.

Na apresentação a responsável pela elaboração do programa, Maria Luiza Bueno, destacou que a primeira etapa “Gestão Educacional” é composta por cinco ações. “As ações são: formação de líderes e modernização  da gestão escolar, missão internacional, modernização do ensino/aprendizagem, sistema de monitoramento e avaliação e a última é o MBA em Gestão Escolar Faculdade Católica”, explicou Maria Luiza.

A secretária de Educação, Berenice Barbosa, ressaltou a importância de promover a modernização do ensino. “Estamos formando líderes para atuarem em equipe na gestão escolar. É preciso da teoria, mas também conhecer o resultado das práticas e com este programa atender as duas vertentes”, afirmou Berenice.

O diretor da Escola Municipal Benedita Galvão, Odair José Ferreira Viana, garantiu que a oportunidade irá proporcionar conhecimento técnico e integração da cultura com educação. “As mudanças são constantes e é preciso inserir nas escolas os avanços que promovam uma educação de mais qualidade”, enfatizou Viana.

A professora e gerente da diversidade e inclusão, Monique Wermuth Figueras, elogiou o processo seletivo. “Esta é a primeira vez que a Prefeitura oferece um processo seletivo aberto, dando oportunidade para que todos participem. O programa vai permitir que as dimensões da Educação sejam conhecidas de maneira mais ampla podendo ser aliadas da diversidade e inclusão na escola”, destacou.

O programa é promovido pela Escola de Gestão do Município, em parceria com a Secretaria de Educação. Serão oferecidas 410 horas de capacitação, ministradas por profissionais especialistas em ensino. As demais 50 aulas serão aplicadas em três países da Ásia e Europa que tiveram crescimento significativo nas últimas avaliações do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (em português). O curso tem início no dia 22 de agosto com as missões internacionais previstas para setembro e outubro deste ano.

Comentários (0)