Amastha diz que investimentos em tecnologia estão revolucionando setor rural

Prefeito ressaltou que produtor tem liberdade para produzir de acordo com a sua necessidade e com as novas tecnologias a seu alcance. Fala ocorreu na abertura do estande da Seder, na Agrotins 2017

Inauguração de estande da Seder na Agrotins 2017
Descrição: Inauguração de estande da Seder na Agrotins 2017 Crédito: Fotos: Júnior Suzuki

“Os investimentos em tecnologia feitos pela Prefeitura vêm provocando uma verdadeira revolução no setor rural de Palmas”, afirmou o prefeito Carlos Amastha durante a abertura do estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), nesta terça-feira, 09, na Agrotins 2017, que acontece de 09 a 13 de maio.

 

E os números da agricultura familiar e do agronegócio, apresentados pelo secretário da pasta, Roberto Sahium, atestam o otimismo do prefeito. A área plantada, por exemplo, pulou de 8 mil hectares plantados em 2013 para 22 mil hectares neste ano, praticamente o triplo, o que coloca Palmas entre os dez municípios que mais produzem no Estado com 30% de tecnologia. Outro destaque é para a produção de leite, que passou dos 1.900 litros em 2013 para 5 mil litros em 2017.

 

Antes importador de mandioca, o Município passou a exportador e já produz 6 mil toneladas/ano, tendo os estados da Paraíba e Pernambuco como grandes consumidores.

 

Sahium ainda lembrou, para produtores, estudantes da rede pública municipal de ensino da zona rural e outros secretários municipais presentes ao evento, que neste ano a venda de pescado bateu recorde, com a comercialização de 300 toneladas durante a Semana Santa. E que o município conta com trinta e duas empresas credenciadas e com o aval do Sistema de Inspeção Municipal  (Selo SIM) para poder fornecer produtos nos mercados e em gôndolas.

 

Ele destacou ainda a produção de peixe e frango com a instalação do frigorífico  que atende a região metropolitana de Palmas, em parceria com o Estado, com a participação da Associação Francisco Galvão.

 

Liberdade ao produtor

 

Se antes de 2013, o sistema assistencialista dominava as políticas públicas da Prefeitura para o setor rural, hoje o produtor tem a liberdade para produzir  de acordo com a sua necessidade e com as novas tecnologias a seu alcance, lembrou o prefeito Carlos Amastha.

 

“Um dos principais objetivos desta gestão na área rural é levar serviços de qualidade com mais opções econômicas para o homem do campo para que ele  se fixe no campo”, disse.

 

Ainda de acordo com o prefeito, Palmas está se preparando para se tornar uma referência em  agronegócio, com sustentabilidade e responsabilidade social, com destaque para as 20 hortas comunitárias que geram emprego para mais de 400 famílias,  com uma renda em media de mil reais por mês.

 

“As nossas escolas municipais em breve comprarão diretamente os produtos dos nossos produtores rurais, sem necessidade de se buscar  mercados de fora”, garantiu Amastha.

Comentários (0)