Amastha lança 22 novos pontos de ônibus em Palmas e aplicativo do transporte público

Os novos abrigos dispõem de tecnologia inovadoras, com estrutura auto-sustentável, iluminação de LED, conexão via Wi-Fi a internet e captação de energia solar que permite a recarga de celulares

Prefeito apresenta novos abrigos de ônibus da Capital
Descrição: Prefeito apresenta novos abrigos de ônibus da Capital Crédito: Júnior Suzuki

O lançamento das 22 novas estruturas de pontos de ônibus foi feito pelo prefeito Carlos Amastha na manhã desta quarta-feira, 28, no abrigo da Arse 32, na Avenida LO-05. Na oportunidade o prefeito anunciou também um novo aplicativo do transporte público, o Moovit, para substituir o aplicativo existente “Meu Ônibus”.

 

Os novos abrigos seguem modelo padrão instalado no setor Taquari ainda no ano passado, e dispõem de tecnologia inovadoras, com estrutura auto-sustentável, iluminação de LED, conexão via Wi-Fi a internet, captação de energia solar que permitirá a recarga de celulares.  Ainda em 2017, o Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT) definiu a empresa responsável pela construção dos novos abrigos e os locais onde foram instalados.

 

“Com a implantação dos novos pontos, estamos contemplando todos os cantos da cidade, região central, sul e norte, nessa primeira etapa. São 22 novos pontos, e sem dúvidas é um número bastante expressivo, com toda essa tecnologia, trazendo mais comodidade para as pessoas que fazem uso do Transporte Público Municipal. E vamos continuar com esse processo de instalação até finalização da troca integral de todos os pontos de coletivos da Capital”, completou o prefeito.

 

O primeiro ponto padrão foi instalado no Setor Taquari, e agora os 22 novos pontos contam com a mesma tecnologia.  Uma novidade, que está em fase de teste, é com o ponto de ônibus localizado na NS-04, em frente ao Colégio Frederico, na Arse 12. Ele dispõe de um recurso inovador para amenizar a alta temperatura, funcionando através de microaspersores que gotejam água quando está em uso.

 

O secretário de Segurança e Mobilidade, Major Leonardo Coelho, enfatizou a evolução dos pontos de ônibus em Palmas e destacou que algumas estruturas já estão prontas e outras em fase final de acabamento.  “Quando nós olhamos para o passado em que a estrutura não era das melhores, e vemos o que temos hoje, pontos de ônibus que são referências, com toda essa estrutura inovadora, que foi planejada para melhorar as condições de uso dos usuários. Simplesmente é o que há de melhor hoje”, acrescentou.

 

Os dois distritos de Palmas, Taquaruçu e Buritirana, também foram contemplados com esse novo modelo de ponto de ônibus, que receberam nomes referentes ao turismo de negócios. Em Buritirana, o ponto padrão receberá o nome de Rota da Soja e em Taquaruçu será Estação Cachoeira da Roncadeira. Na Avenida JK, nos pontos da Acne 1 e Acse 1, estão sendo instaladas duas novas estruturas em cada local, devido a grande demanda do local.

 

Selma Borges, usuária do transporte público, aprovou as novas estruturas. “O design desses novos pontos estão bem bonito. A estrutura também é bem mais confortável em relação aos antigos pontos”.  

 

Aplicativo Moovit

 

Na oportunidade também foi lançado o aplicativo Moovit. O presidente do Seturb - Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Palmas, José Antônio dos Santos, afirmou que o aplicativo já está disponível para o usuário baixar e explica seu uso. “O uso deste aplicativo é bem simples e as pessoas podem se programar para ir ao ponto mais próximo, nos horários em que a linha de ônibus costuma passar. Ao acessar o aplicativo, o usuário consegue ver a grade de horários  de todos os ônibus que transitam naquela rota. O Moovit é gratuito e tem informações e localização precisa para facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo”.

 

Locais dos novos abrigos

 

Santa Bárbara, Av. Contorno, ao lado do Residencial Ipê Amarelo

Escola Almirante, na Arse 132

UPA Norte, Arno 21, na Avenida LO-06

Aureny III, na Avenida D, em frente ao Residencial Lago Sul II

Arno 32, Avenida NS-05, em frente ao Lava Jato do Cadu

ACSU-SE 110, Avenida Teotônio Segurado, em frente a Secretaria Municipal de Saúde

Arse 12, Avenida NS-04, em frente ao Colégio Frederico

Arno 44, Avenida NS-05, próximo ao Supermercado Quarteto

Avenida LO-15, próximo a Praia das Arnos

Arso 32, Avenida LO-05, em frente ao Tabita Materiais para Construções

Aureny II, Avenida I, em frente ao Palmas Virtual

Bertaville, Avenida Antônio Sampaio, em frente a Escola Anísio Spindola

Santa Bárbara, rua 15, em frente ao CRAS

Taquaralto, Avenida Tocantins, em frente a Igreja Nossa Senhora Aparecida

Taquaruçu, TO-030, em frente a praça

Buritirana, TO-030, em frente a loja Alvorada

Arse 22, Avenida LO-05, sentido Feira da 304 Sul

Arse 32, Avenida LO-05, em frente a Pamonharia Paraíso

ACNE 1, Avenida JK, em frente ao prédio da Prefeitura de Palmas

ACSE 1, Avenida JK, do outro lado do prédio da Prefeitura de Palmas

Comentários (0)