Amastha apresenta Esplanada Municipal e Distrito Turístico com parques temáticos

O prefeito apresentou em coletiva de imprensa, na tarde desta terça, cinco projetos que farão parte da "Revisão do Plano Diretor". No Distrito Turístico, estão previstos parques temáticos

Coletiva com Carlos Amastha
Descrição: Coletiva com Carlos Amastha Crédito: Divulgação

Após retornar de uma agenda internacional, onde passou pela Alemanha, Espanha e Estados Unidos da América, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), deu coletiva a imprensa na tarde desta terça-feira, 21. A pauta abordada no encontro foi a “Revisão do Plano Diretor”, que de acordo com o prefeito, terá texto provisório publicado ainda esta quarta-feira, 22.

 

O texto publicado terá mapas e as ideias iniciais do que a Prefeitura vem planejando para o território de Palmas para os próximos anos. Amastha anunciou que ficaram responsáveis pelo projeto o Procurador de Palmas, Públio Borges, o secretário de Projetos Especiais, Ephim Shluger, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Ayres.

 

Cinco projetos para Palmas

 

Antes de falar da revisão do plano diretor, o prefeito discursou sobre o que o levou a ser prefeito de Palmas. Em suas palavras, disse que foi a expansão não planejada do plano direitor da capital, proposto em meados de 2012. Na revisão, o prefeito garantiu cinco projetos.

 

O primeiro, que já tinha sido discutindo antes dos Jogos Indígenas, é o “Parque da Orla”. Será um parque linear seguindo a orla do Lago de Palmas, desde a região norte a região sul. O segundo projeto é a ocupação da região sudoeste de Palmas.

 

Já com a intenção de uma “nova centralidade” para cidade, Amastha anunciou a contrução da “Esplanada Municipal”, localizada na região sudoeste. Em terrenos recebidos do Estado recentemente como pagamento de tributos, o prefeito garante que a região vai receber as secretarias municipais, o Paço e um grande polo comercial.

 

A quarta proposta tem forte ligação com a sua viagem realizada para Orlando, onde participou de uma exposição de parques temáticos. Amastha quer criar na capital um distrito turístico, que ficará estabelecido na região norte de Palmas, em uma área de 8 milhões de metros quadrados.

 

Nesta área imensa, Carlos Amastha quer incentivar a instalação de 5 a 7 parques temáticos. “O sonho é grande. O que era Orlando na década de 50? Hoje uma das três melhores cidades com qualidade de vida dos EUA”, pontuou. O prefeito também falou do impacto na geração de empregos com a chegada de parques temáticos.

 

Ao ser questionando pelo T1 os motivos que motivarão este tipo de turismo, Amastha afirmou que o distrito onde ficarão localizados os parques fica a 10 quilômetros do centro da cidade e que serão desenvolvidos meios para atrair o público sul americano, algo em torno de 400 milhões de pessoas.

 

O último projeto, que levou o nome de “Master Plan” do prefeito, é a restruturação da região sul de Palmas. Nele, buscará o aumento do aeroporto de Palmas, para uma maior logística para a região norte do país, e a interligação da região sul com o plano piloto, além da construção de um distrito industrial na localidade. “O que precisar ser mudando, será mudando” ressaltou.

 

Audiência Pública

 

Estes cincos novos projetos que o prefeito planeja para a revisão do plano direitor, serão apresentandos em audiência pública no dia 9 de dezembro. O intuito, como anunciou Amastha, é levantar a discussão e o debate, não deixando só o encargo da prefeitura a revisão dos espaços urbanos de Palmas. O prefeito presume que depois da audiência, leve dois dias para o projeto ser apresentado na Câmara Municipal como projeto de Lei.

 

Para Ephim Shluger, estas mudanças trarão uma nova paisagem urbana para cidade, com a valorização da cidade a partir de espaços mais democráticos, e a mudança climática de Palmas, já que no programa engloba aspectos ambientais.

 

Comentários (0)