Ao dar boas vindas a residentes, Amastha pede que tratem pacientes como da família

Em recepção aos novos residentes, Amastha pede aos profissionais que tratem a população como tratariam seus entes familiares

Prefeito destaca crescimento do programa de residência na Saúde de Palmas
Descrição: Prefeito destaca crescimento do programa de residência na Saúde de Palmas Crédito: Divulgação/ Secom Palmas

Os mais de 100 novos residentes que estão ingressando na rede municipal de saúde foram recepcionados na manhã desta sexta-feira, 16, pelo prefeito Carlos Amastha que falou do compromisso da gestão com o Sistema Único de Saúde (Sus) e com a população atendida. A recepção foi no auditório do Instituto Vinte de Maio e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes, do presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Whisllay Bastos, coordenadores, tutores e preceptores dos dez programas de residências desenvolvidos pela Fesp. 

 

Amastha falou do orgulho que sente ao ver a proporção que os programas de residência tomaram ao longo dos anos. “Vocês são o ápice de um trabalho que vem sendo feito ao longo de cinco anos, quando entramos eram apenas dois residentes e hoje temos o maior programa de residência entre os municípios brasileiros. Vocês são a nova cara da saúde de Palmas e é bom que vocês já interiorizem isso porque não vão cuidar de doenças, mas sim de pessoas”, ressaltou.

 

O prefeito destacou que o atendimento humanizado feito pelos profissionais da rede proporcionam vários elogios diários. “É perceptível a humanização da rede municipal de saúde. Quando a gente atende bem desmonta a maioria dos problemas. Quero que vocês continuem fazendo essa saúde humanizada, tratando as pessoas da mesma maneira que gostariam que fosse tratada a família de vocês”, frisou Amastha, abrindo oportunidade para os residentes falarem das primeiras impressões ao conhecer o Sistema Único de Saúde de Palmas (Sus).

 

Impressões

 

A enfermeira Caroline Pittelkow Schimidt está atuando como residente no Centro de Saúde da Comunidade da Arse 75. Ela veio para Palmas há cinco anos para fazer faculdade, e após o término do curso foi aprovada em primeiro lugar no programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família e Comunidade. “Eu tive um contato prévio com a rede municipal durante o internato rural pela faculdade, no CSC da Arno 71, e foi uma experiência muito rica, profissionais se uniam para dar o melhor para o paciente. Mas tinham muitos profissionais que ainda não conheciam a rede aqui em Palmas, então foi muito bom essa semana em que conhecemos mais a rede, estruturas excelentes, profissionais super habilitados e super receptivos e só tenho boas expectativas de desenvolver um bom trabalho”, disse Caroline.

 

O médico veterinário Vinícius Marques da Silva, que vai atuar na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), disse que não tinha noção de como poderia contribuir para o SUS mas está cheio de expectativas após conhecer a estrutura da rede municipal. “Eu entrei meio sem saber o papel do veterinário no SUS e com a orientação do coordenador estou vendo que é de extrema importância, tem uma demanda muito grande principalmente na UVCZ controlando os problemas de zoonoses e espero dar minha parcela de contribuição”, afirmou.

 

O residente em Medicina da Família e Comunidade, Enoque Calado, que já está atuando no CSC da Arse 82 também falou de sua impressão. “Nessa semana de ambientação e de conhecimento da estrutura da rede posso afirmar que esse é o melhor SUS municipal que já vi, em que há de fato empenho dos profissionais para melhorar a saúde da população”, enfatizou.

 

Dez Programas

 

O presidente da Fesp, Whisllay Bastos, reforçou que os dez programas de residência buscam “integrar os profissionais, desde o momento da admissão, com a população e a gestão. Nesta semana eles conheceram toda a rede onde vão trabalhar, porque a formação aqui é padrão ouro: 80% prática.”

 

“Vocês representam um salto de qualidade gigantesco nos programas de residência. Estamos formando profissionais que se envolvem com a comunidade, pessoas empenhadas em transformar o SUS”, finalizou o secretário Nésio Fernandes.

 

O Plano Integrado de Residência em Saúde oportuniza a formação de profissionais de diversas áreas da saúde nos programas “Residência em Medicina de Família e Comunidade”, “Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade”, “Residência Multiprofissional em Saúde Mental”, “Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva”, “Residência em Enfermagem Obstétrica”, “Residência Médica em Oftalmologia”, “Residência Médica em Patologia”, “Residência Médica em Psiquiatria”, “Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos” e “Uniprofissional em Medicina Veterinária”.

Comentários (0)