Após 11 anos de espera, irmãos recebem reconhecimento de paternidade em Paraíso

Depois de mais de 11 anos, irmãos reconhecem paternidade de dois filhos por parte de pai; os pais eram analfabetos e não levaram todos os documentos na hora do registro

Irmãos se reuniram em Paraíso para o reconhecimento de paternidade
Descrição: Irmãos se reuniram em Paraíso para o reconhecimento de paternidade Crédito: Divulgação/DPE

Em Paraíso do Tocantins, 11 irmãos se reuniram e fizeram o reconhecimento de paternidade, sem a realização de exame de DNA (reconhecimento pós-morte), de Domilce dos Santos Silva, 56 anos, e Valdomiro Fidelis dos Santos, 55 anos. A homologação foi feita pela Justiça no último dia 6 de julho em um acordo realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

 

Depois de mais de 11 anos de espera após a morte da mãe, e três anos da morte do pai, os dois irmãos procuraram a Defensoria para entrar com uma ação de investigação de reconhecimento de paternidade. Lá informaram que o registro não foi feito por falta de conhecimento dos pais que, analfabetos, foram ao cartório sem alguns documentos para realizar o registro, que registraram as crianças apenas com as informações concedidas por ambos.

 

No encontro de conciliação, realizado ainda em maio em Paraíso, compareceram os 11 irmãos de Domilce e Valdomiro, que hoje moram em diversas regiões do Tocantins e em outros Estados. Na ocasião, após todos concordarem com o reconhecimento da paternidade, foi ajuizada uma ação visando garantir o direito de reconhecimento pós-morte e os documentos que foram encaminhados ao cartório terão as devidas alterações no registro de nascimento de ambos os irmãos, inclusive acrescentando também os nomes de seus ascendentes paternos.

 

(Com informações da Ascom DPE-TO)

Comentários (0)