Após afrouxar regras, prefeito pede apoio do Exército do Pará para manter medidas

Decisão foi tomada durante reunião com 22 representantes de instituições; prefeito anunciou que 33 leitos serão entregues, para atender casos moderados de pacientes com sintomas do Coronavírus

Representantes de 22 instituições e entidades com o prefeito Ronaldo Dimas
Descrição: Representantes de 22 instituições e entidades com o prefeito Ronaldo Dimas Crédito: divulgação

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), anunciou nesta terça-feira à noite, 31, que em breve vai entregar 33 leitos que estão sendo preparados nas unidades hospitalares para receberem casos moderados de pacientes com sintomas do novo Coronavírus. Os casos graves da doença serão encaminhados para Palmas, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.  A partir de agora, Araguaína também conta com o apoio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de Marabá (PA), nas ações de orientações e fiscalização aos moradores e comerciantes.

 

 

O anúncio foi feito depois de uma reunião com representantes de 22 instituições, para discutir sobre a pandemia na cidade e os rumos das medidas contra a covid-19 e também somar esforços. O evento ocorreu no ginásio esportivo da Escola Domingos de Sousa Lemos.

 

Após seis horas de reunião com pronunciamento de todos os convidados que compareceram, ficou decidido que as medidas tomadas por meio de decretos municipais serão mantidas até melhor entendimento e adaptação da estrutura hospitalar para conter a doença na região.

 

“As ações que tomarmos aqui se estiverem descoordenadas do restante, no mínimo da regional de saúde, provavelmente não dará os resultados que queremos”, afirmou Dimas.

 

Na quinta-feira passada, 26, o prefeito havia assinado decreto retirando a suspensão obrigatória de algumas atividades comerciais e recomendando uma série de restrições que deveriam ser cumpridas como medidas de prevenção contra o coronavírus.

 

O documento, que está em vigor desde sexta-feira, 27, permite o retorno do atendimento de restaurantes, lanchonetes, food trucks, trailers, açaiterias, pizzarias, sanduicherias e similares, devendo manter espaçamento mínimo entre mesas de dois metros e no máximo seis cadeiras por mesa, sendo terminantemente proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica.

 

Também estão fora da suspensão obrigatória os estabelecimentos comerciais em geral, centros comerciais, lojas de conveniências, padarias, bombonieres sendo proibido o consumo de bebida nestes locais, salões de beleza, barbearias, esmaltarias e similares devendo manter espaçamento mínimo de dois metros entre cadeiras de atendimento e atender exclusivamente com hora marcada, com permanência de apenas um cliente em espera.

 

O prefeito Dimas dissera, na semana que passou, que a decisão foi também com base nas orientações de médicos e profissionais da saúde em relação à flexibilidade do funcionamento do comércio e diante do pedido do setor empresarial e trabalhadores da cidade.

 

Sobre a reunião desta terça-feira, 31, o prefeito disse que vai esperar a coordenação do Governo do Estado, como orientou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante seu último pronunciamento público.

 

“Se o Governo estadual não tomar nenhuma medida ou permanecer omisso, como tem sido com essas questões até agora, aí sim eu vou convidar os prefeitos da região para juntos alinharmos uma decisão”, pontuou.

 

Empresários

 

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), Hélida Dantas, apresentou ao prefeito durante a reunião, uma pesquisa feita com 314 associados que apontou queda de 50% no faturamento para maioria dos comerciantes. No entanto, 72% dos empregados foram mantidos. “Nós temos um compromisso social e esperamos funcionar ao menos minimamente, até que tenhamos um entendimento melhor”, conjecturou a presidente.

 

3º caso confirmado

 

O terceiro caso confirmado na cidade de paciente infectado, divulgado nesta terça, 31, foi o primeiro detectado com uso dos testes rápidos comprados pela Prefeitura. A paciente tem 50 anos e apresentou os primeiros sintomas há 10 dias, entre eles febre, tosse seca e coriza. Ela contou que ficou em isolamento domiciliar e teve contato com familiares durante esse período.

 

Ainda de acordo com a paciente, o esposo e o filho são caminhoneiros e estão em viagem. No momento, eles não apresentam qualquer sintoma da doença. Ela permanecerá em isolamento domiciliar sem a presença dos familiares, os quais todos farão o teste nesta quarta-feira, 1º.

 

A Secretaria Municipal de Saúde mencionou que até esta terça-feira foram 190 casos notificados como suspeitos para covid-19, desses 88 foram descartados e três positivos. Os 99 suspeitos seguem em investigação.

 

 

 

 

 

Comentários (0)