Após ajustes para cumprir decisão, UTI Pediátrica retoma funcionamento nesta sexta

São 10 leitos no total, mas cinco serão abertos conforme prazos estipulados pela equipe técnica e a partir de 1º de agosto, ocorrerá o funcionamento total da unidade

São 10 leitos no total, mas cinco serão abertos nesta sexta
Descrição: São 10 leitos no total, mas cinco serão abertos nesta sexta Crédito: Marcos Filho Sandes

Após suspensão pela Justiça em maio deste ano, motivada por ação do Ministério Público Estadual, que apontou irregularidades em seu funcionamento, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Municipal Eduardo Medrado, em Araguaína, reabre nesta sexta-feira, 20. São 10 leitos no total, mas cinco serão abertos conforme prazos estipulados pela equipe técnica e a partir de 1º de agosto, ocorrerá o funcionamento total da unidade.

 

Conforme a prefeitura de Araguaína, “houve um esforço conjunto do Município e Estado em garantir a retomada da UTI, com a parceria do Ministério Público Estadual (MPE/TO), Instituto Saúde e Cidadania (Isac), Tribunal de Justiça, Associação das Mães que Amam (AMA), Conselho Municipal da Saúde e outros. Foram realizados ajustes de materiais e equipamentos, infraestrutura, recursos humanos, dentre outros”.

 

Toda a equipe recebeu treinamento e está atuando nas unidades assistenciais do hospital há mais de 30 dias. “Toda a equipe médica foi reformulada e adequada conforme estabelece o Ministério da Saúde (MS), bem como realizada seleção para a admissão da equipe de enfermagem e fisioterapia, com perfil adequado e preferencialmente com experiência na assistência pediatria e terapia intensiva”, explicou a diretora geral Maria Dulcimary Fonseca.

 

A unidade será mantida em convênio tripartite, pelo Município, Estado, Governo Federal e Fundo da Infância e Adolescência (FIA), e irá receber crianças não só de Araguaína, mas de todo o Estado. O Município é responsável pela gestão da UTI Pediátrica e gerida pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). 

Comentários (0)