Após dois anos, festa 'TabokaGrande' retorna em formato presencial em Taquaruçu

Evento segue até 31 de julho e conta com várias atividades

Foto: Emerson Bento
Descrição: Foto: Emerson Bento Crédito: Emerson Bento

Após dois anos sem apresentação dos Bonecos Gigantes em formato presencial, a ‘Festa TabokaGrande’ retornou no último fim de semana e segue até 31 de julho no Distrito de Taquaruçu. Esse ano a programação conta com uma semana de atividades promovidas pela operadora 'Oca Do Vento', em parceria com o Instituto de Inovação Cultura e Turismo do Tocantins (Cultur), com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e voluntários da comunidade de Taquaruçu, ligados aos 'Tawera' -  família de criadores de arte e cultura do Mestre Wertemberg Nunes, idealizador do evento.

 

A abertura da festa ocorreu no sábado, 23, e contou com a ‘Queima de Tambores’ e apresentações da Banda TabokaGrande, do mestre Wertemberg Nunes e seus convidados.

 

De acordo com os organizadores, tradicionalmente a  'Queima de Tambores’ acontece no feriado de carnaval. Entretanto, este ano ainda devido as restrições da pandemia, a solenidade foi transferida para julho.

 

"A 'Queima dos Tambores' é especial, um ritual de purificação e transformação. Estamos animados para nossa volta aos eventos presenciais e esperamos por todos para dançarmos e brincarmos na roda de capoeboicongo’, afirma  Wertemberg Nunes.

 

Toda a programação, que  é gratuita,  acontecerá na Aldeia TabokaGrande em Taquaruçu, na avenida serra grande 59, pode ser conferida no guia taquaruçu.com

 

Programação

 

De 24 a 29 de Julho às 16h -O Corpo Saudável - Semana de atividades Turísticas Culturais -  Passeio pela estrada do Salvador até a Pedra Pedro Paulo, com enfoque nas PANCS (plantas alimentícias não convencionais), conscientização ambiental e preservação do bioma cerrado guiado por Juciely Rocha. No retorno será ofertado as experiências com o ritmo capoeboicongo com mestre Wertemberg Nunes e o Maná dos Gigantes (alimentos para o corpo e alma) com Enes D’arc Rodrigues. Inscrições gratuitas devem ser realizadas no site  Taquaruçu.com informando nome, endereço e WhatsApp,  serão atendidas  10 pessoas por dia.

 

25 às 16h - Vivência de Yoga com Lila Barack;

 

29 às 16h - Pisando o barro pés no chão - conectar o indivíduo consigo e com a natureza, além de proporcionar o aterramento do ser, para benefícios da saúde do corpo, da mente e do espírito com a Massoterapeuta Amanda Claro.

 

Dia 29 às 16h30- Descobrindo seu eu interior – vivências e  reflexões através da Psicoterapia, com Psicóloga Silvia Carvalho.

 

Dia 30 de julho às 19h- O Encanto dos Gigantes - Apresentação do Encontro do Galos de Palmas com a Boiuna na arena dos gigantes da Aldeia TabokaGrande e  apresentações dos artistas de Taquaruçu: Magoo, Edi Ribeiro e Rodrigo Rodrigues e a participação especial do Passarim do Jalapão Dorivan Borges.

 

Dia 31/ 07- lançamento do Festival Capoeboicongo- O Festival vai ser lançado com 23 cantos e canções de capoeboicongo nas principais plataformas de audio, a zero hora do dia 31 de julho.

Comentários (0)