Após polêmica, Cinthia diz que vacinação fora da faixa etária em Palmas será apurada

Vacinação de pessoas que não estão na faixa etária prioritária neste momento, ainda que possuam comorbidades, foram divulgadas nas redes ontem, 14. A prefeita afirmou que determinou apuração imediata

Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), afirmou em seu Twitter neste sábado, 15, que determinou a apuração imediata de casos de vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades, mas que não possuem prioridade na vacinação neste momento, por não terem acima de 50 anos, idade divulgada como requisito pela prefeitura. Os casos ocorreram ontem, 14, no Ginásio da Ulbra, na Capital.

 

Cinthia respondeu um questionamento de um palmense, afirmando que a situação será apurada. "Espero que não tenha ocorrido, porque é inadmissível. Seguimos rigorosamente o PNI. Se alguém incorrer um erro será responsabilizado administrativamente. Erva daninha aqui não se cria, corto pela raiz", garantiu a gestora. A mensagem que causou resposta de Cinthia dizia que quem teve acesso a informação privilegiada conseguiu se vacinar, mesmo não estando no grupo que deveria ser vacinado no momento, e que "existe fila, mas só para quem não tem sorte".

 

 

A polêmica começou quando o humorista Paulo Vieira publicou em suas redes sociais que tinha sido vacinado contra a Covid-19 e comemorou a imunização com os internautas. A divulgação foi questionada, pois apesar de possuir comorbidade, Paulo tem apenas 28 anos. Há relatos e compartilhamentos de outros palmenses que se vacinaram.

 

Após a repercussão negativa nas redes, a prefeitura de Palmas respondeu o humorista no Twitter esclarecendo que o público-alvo não foi ampliado. Também foi encaminhada uma nota à imprensa, ressaltando que ontem, 14, foram abertas "exceções, tendo em vista que a remessa da Pfizer retirada no almoxarifado do Estado pela Semus para o cronograma desta semana fica acondicionada entre 2⁰C e 8⁰C no município e, nesta temperatura, ela tem validade de cinco dias", diz a nota.

 

A prefeitura argumentou que exceções foram abertas "a fim de não perder as doses que vencem neste sábado, 15, foram abertas exceções àqueles que procuraram a vacina com documento comprobatório. A partir de amanhã será retomado o atendimento exclusivo dos públicos previamente divulgados. Na próxima semana será divulgada nova ampliação de público".

 

A Saúde de Palmas destacou também que continuam sendo vacinadas apenas pessoas com mais de 50 anos com alguma comorbidade comprovada. Conforme a Semus, a ampliação do público deve ocorrer somente na próxima semana.

Comentários (0)