Após tentativas de repelir mau cheiro no Bertaville,estação de esgoto será desativada

Apesar de diversas ações para impedir mau cheiro, sem solução, empresa irá desativar estação de tratamento em 2021

Estação de tratamento de esgoto deve ser desativada
Descrição: Estação de tratamento de esgoto deve ser desativada Crédito: Reprodução/ TV Anhaguera

O relato de moradores do Bertaville, bairro da região Sul da Capital, é constante sobre o mau cheiro causado pela estação de tratamento de esgoto (ETE  Aureny), localizada naquela região. Apesar da situação, a empresa responsável pela estação de tratamento, a BRK Ambiental, informou que já houve diversas tentativas para barrar o odor e, sem sucesso, a solução virá com a desativação da Estação prevista para ser finalizada somente em 2021.

 

A moradora do Bertaville Érika Matias relatou ao Portal T1 Notícias que o mau cheiro no local causa desconforto aos moradores do bairro e de setores próximos. “É uma questão de saúde também, pois tem dias que fica difícil respirar aqui”. Outra situação relatada pela moradora é que as casas do bairro são novas e muitas pessoas realizaram o sonho da casa própria ali, sem saber que passariam por tais dificuldades. Ela cobra uma solução para o problema.

 

Em nota, a empresa BRK Ambiental esclareceu que realizou diversas ações na Estação de Tratamento de Esgoto Aureny, localizada no Setor Bertaville. “Desde a instalação de coberturas em áreas onde chega o esgoto bruto, de odor mais forte, até instalação de biofiltros – para os gases emitidos durante o tratamento – e também o reforço da nossa cortina vegetal”.

 

Apesar dos esforços em conter o mau cheiro, a empresa afirma que a solução para o problema só virá a partir da desativação da atual estação e a construção de uma nova unidade. “O projeto para implementar esta mudança já está em curso, com implementos sendo implantados nos próximos meses que já devem promover melhoras, este trabalho prosseguirá até 2021 quanto a mudança será finalizada”, garante a BRK em nota.

Comentários (0)