Apresentações culturais e palestras na I Semana de Direitos Humanos da Unitins

Abertura do evento acontece às 18 horas desta terça-feira; Inscrições são gratuitas e serão realizadas através de credenciamento na tarde de amanhã

Grupo realiza apresentação artística e debate questões culturais e políticas
Descrição: Grupo realiza apresentação artística e debate questões culturais e políticas Crédito: Divulgação

Acontece nesta terça-feira, 16, a partir das 18 horas, a abertura da I Semana de Direitos Humanos da Unitins, sob o tema “Desafios e Perspectivas”, com programação até a próxima sexta-feira, 19. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sede da instituição da Quadra 108 Sul. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Direitos Humanos (Nedih) da Universidade.

 

Para realizar a abertura do evento, o Grupo de Cultura Negra do Sertão ABÍ AXÉ EGBÉ foi convidado para fazer uma apresentação cultural. Resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o historiador e professor Gustavo Borges falou ao T1 sobre essa iniciativa.

 

Quando cheguei não tinha a disciplina de História da África no curso. Busquei articular a experiência enquanto cientista/pesquisador de ensino da história e cultura afro, envolver ciência e arte, carregado de discussões políticas. Não é fazer algo simplesmente técnico, mas pensar em fazer um mundo melhor”, disse o professor sobre a apresentação artística do grupo, esclarecendo não se tratar de uma iniciativa religiosa, visto que o grupo não é ligado a nenhuma casa de matriz africana.

 

“Mais de 100 integrantes já se formaram no grupo. Há debates dentro do grupo que rendem vários Trabalhos de Conclusão de Curso. Alunos do grupo estão com dissertações em mestrado através de temas debatidos e eu estou finalizando o doutorado também baseado em discussões do grupo”, disse Gustavo.

 

Um dos organizadores do evento, professor Eduardo Lima explicou que, “como o evento é promovido pela pró-reitoria de extensão da Unitins, pensamos em trazer um projeto de sucesso da UFAL, que virou um equipamento cultural da Universidade”. O projeto de extensão da UFAL está completando cinco anos.

 

A programação do evento pode ser conferida aqui.

Comentários (0)