Aprovadas 90% das marcas de Ovos de Páscoa que foram testadas em laboratório

Produtos de onze fabricantes de chocolate foram testados e apenas um apresentou divergência de pesagem.

Crédito: Divulgação

A Operação Páscoa realizada pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) aprovou 90% dos produtos nos testes laboratoriais, durante ensaios metrológicos que aconteceram na terça-feira, 16. A ação fez parte do Plano de Trabalho e das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

De onze marcas testadas – Nestlé, Garoto, Lacta, Arcor, Hershey's, Choco Soy, D’elicce, Kinder, Ferrero Rocher, Cacau Show e Adriana Bombons, somente um produto da Cacau Show – Caixa de Chocolate Dreams com cinco unidades e peso de 90 gramas – apresentou divergência durante a pesagem e, pela média, foi reprovado.

 

Para a realização dos testes laboratoriais, foram recolhidos ovos de Páscoa de diferentes tamanhos e formatos. Todos foram pesados e registrados em balança própria da Metrologia Estadual. Os testes contaram com a presença de representantes da Adriana Bombons e da equipe jurídica da marca Arcor, que acompanharam os trabalhos da equipe técnica da AEM.

 

Para o presidente da pasta, Rérison Antonio Castro Leite, a Operação Páscoa é uma garantia que o consumidor tem em pagar somente pelo peso indicado nas embalagens dos produtos. “Trabalhamos para assegurar a concorrência leal e para priorizar as boas relações de consumo. O resultado mostra que os fabricantes têm, cada vez mais, cuidados em seguir as normas e respeito ao cliente”, informa o presidente da AEM.

 

Cuidados no armazenamento

 

Em algumas situações - a divergência entre o peso aferido nos testes metrológicos e as informações do rótulo do produto - podem vir a ocorrer devido às falhas de armazenamento e, não necessariamente, pelo fabricante. O clima da cidade, a forma de acondicionamento do produto e a temperatura do ambiente podem interferir diretamente na pesagem e contribuir para as diferenças encontradas. “É o que pode ter acontecido, por exemplo, no produto com peso divergente que encontramos na Operação Páscoa”, informa Rérison.

 

Consumidor consciente

 

A Metrologia Estadual alerta que além do peso, é importante que o consumidor fique atento também aos brinquedos e brindes que podem vir junto com os ovos de Páscoa. Todos devem conter o Selo Inmetro, que assegura que o produto foi testado e oferece maior segurança ao usuário, bem como informa a faixa etária indicada.

 

O consumidor que encontrar produtos em divergência com as orientações do Inmetro pode entrar em contato com a Ouvidoria da Metrologia Estadual pelo WhatsApp (63) 98466-6397, pelo email - ouvidoria@aem.to.gov.br. e pelo telefone (63) 3218-2076. 

 

 

 

(Com informações do Governo do Estado)

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