Aprovados em concurso da Prefeitura de Guaraí são nomeados após decisão judicial

As provas foram aplicadas no dia 19 de junho de 2016 e a homologação do resultado final ocorreu no dia 31 de agosto de 2016; até o momento os aprovados não haviam sido convocados

Concurso da prefeitura de Guaraí aconteceu ainda em 2016
Descrição: Concurso da prefeitura de Guaraí aconteceu ainda em 2016 Crédito: Divulgação

Cinco candidatos conseguiram na justiça o direito de nomeação em concurso público feito pela Prefeitura Municipal de Guaraí. A decisão judicial foi proferida na última quinta-feira, 13, e a concessão de liminar determinou prazo máximo de 48 horas para nomeação, a partir da data de notificação, que ocorreu nesta segunda-feira, 17.

 

O mandado de segurança foi proposto pelo defensor público Evandro Soares da Silva. Segundo ele, os aprovados no concurso foram classificados em 1º, 2°, 3º, 4º e 5º lugar, respectivamente, para o cargo Agente de Vigilância no concurso da Prefeitura de Guaraí, onde havia cinco vagas para provimento imediato. Porém, a validade do concurso expirou sem as devidas nomeações.

 

Os candidatos então enviaram o ofício à Prefeitura para que o Município providenciasse as nomeações, mas não foram atendidos, com a justificativa de que o Município já havia ultrapassado o limite prudencial do máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

O defensor alegou, ainda baseado no mandado de segurança, a existência de vários apadrinhados em situação precária, contratados para ocuparem as vagas pertencentes aos aprovados, situação que perdura por mais de dois anos. “Se o edital que regulamenta o certame estabelece o número de vagas ofertadas, entende-se que a vaga existe de fato e de direito e que a administração pública conta com a previsão orçamentária para arcar com o ônus da nomeação”, concluiu. 

 

Na decisão, o juiz Ciro Rosa de Oliveira afirmou que administração pública não pode optar por nomear ou não os aprovados, havendo o dever de nomear e dar posse àquele que o foi dentro do número de vagas, ante à impossibilidade daqueles que ficaram mais bem classificados de não tomar posse.

 

Concurso

 

As provas foram aplicadas no dia 19 de junho de 2016 e a homologação do resultado final no dia 31 de agosto de 2016, conforme Decreto nº 1.043/2016 e a publicação no Diário Oficial do Município de Guaraí nº 166 de 31 de agosto de 2016. No dia 20 de janeiro de 2017, por meio do Decreto nº 1.133/2017, a Prefeita Municipal convocou vários aprovados no concurso acima descrito. A validade do concurso expirou no dia 31 de agosto de 2018, sem que houvesse prorrogação do mesmo.

Comentários (0)