Araguaína lança campanha de conscientização sobre câncer de mama nesta quinta

Médicos e enfermeiros concluem o treinamento para a campanha nesta quarta; palestras, exames clínicos e outras atividades serão realizadas durante todo o mês

abertura da campanha será na UBS do Setor Couto Magalhães, às 8 horas
Descrição: abertura da campanha será na UBS do Setor Couto Magalhães, às 8 horas Crédito: Fotos: Marcos Filho Sandes e Marcelo Martin/Ascom

A Prefeitura de Araguaína inicia nesta quinta-feira, 4, a campanha Outubro Rosa 2018. Na programação, estão previstas a realização de palestras para prevenção detecção do câncer de mama e de colo do útero, durante todo o mês nas Unidade Básica de Saúde (UBS) e Secretarias Municipais, além da realização de exames clínicos e requisição de mamografias. A abertura da campanha será na UBS do Setor Couto Magalhães, localizada na Avenida Perimetral, s/nº, às 8 horas.

 

Ainda no dia de abertura, haverá a Caminhada Outubro Rosa, na Via Lago, a partir das 18 horas. O objetivo é conscientizar sobre a importância dos bons hábitos e acompanhamento médico.

 

Além da caminhada, neste ano, a campanha contará com mais dois reforços: o Circuito de Patinação e a Corrida Outubro Rosa, na Via Lago. Ambas atividades são realizadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), respectivamente nos dias 4 e 5.

 

Treinamento

 

Médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde iniciaram na última segunda-feira, 1º, e terminam hoje, 3, uma capacitação sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Em parceria com a Associação do Câncer, foram oferecidas 26 horas de treinamento com médicos especialistas em oncologia, mastologia, cirurgias e patologias.

 

“Quem tem câncer, tem pressa. Por isso, é importante capacitar nossos recursos humanos, para melhorar ainda mais o atendimento na Atenção Básica. Também influenciando culturalmente o acompanhamento médico, sempre buscando a prevenção e detecção precoce”, comentou o organizador do treinamento, José Armando da Silva, membro do Laboratório Roche.

 

Antônia Macedo estava entre os 35 servidores da Saúde que receberam a capacitação. Para ela, é inadmissível que ainda existam tantos casos de câncer de mama. “Existem riscos genéticos que são impossíveis diminuir, mas maus hábitos que contribuem para o aparecimento da doença têm que ser combatidos, como alcoolismo e tabagismo. Eu brinco que é quase uma catequização dos pacientes, eles precisam mudar o estilo de vida”.

 

Outubro Rosa

 

Voltada para a luta contra o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo alertar as mulheres e envolver toda a sociedade em ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

 

 Existem vários tipos de câncer de mama e parte deles evolui de forma rápida; contudo, quando detectado e tratado precocemente, suas chances de cura são bem otimistas. Para esse diagnóstico, é preciso que a mulher fique atenta aos sinais e faça o autoexame regularmente, informando ao seu médico caso identifique qualquer alteração.

 

Com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama representa 22% dos casos anuais de câncer no Brasil. O instituto estima que o número de novos casos da doença neste ano será mais de 59 mil em todo o País, com óbitos acima de 14 mil.

 

Programação

 

Dia 4 (quinta-feira)

7h30 a 17h30 – UBS Couto Magalhães – Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães;

 

Dia 17 (quarta-feira)

7 às 18 horas – UBS Drº Francisco Barbosa de Brito – Rua A esquina c/ Rua L – Vila Aliança;

7 às 18 horas – UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito;

7h30 às 17h30 – UBS JK – Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK;

 

Dia 18 (quinta-feira)

7 às 13 horas – UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes;

7 às 13 horas – UBS Ponte – Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte;

7h30 às 18h30 – UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;

7h30 às 17h30 – UBS Nova Araguaína – Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína;

7h30 às 17h30 – UBS Dr. Dantas – Rua CE, Qd 22 Lt 01, Setor Jardim Costa Esmeralda;

 

Dia 19 (sexta-feira)

7 às 18 horas – UBS Araguaína Sul – Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº Araguaína Sul;

7h30 às 17h30 – UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho – Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã;

7h30 às 17h30 – UBS José Ronaldo Pereira da Costa – Rua 09, Qd 01 Lt 01, Setor Dom Orione;

7h30 às 17h30 – UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortênsias, nº 46, Setor Jardim das Flores;

7h30 às 17h30 – UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba;

 

Dia 23 (terça-feira)

7 às 13 horas - Posto Avançado Barra da Grota

 

Dia 24 (quarta-feira)

7 às 18 horas – UBS Albeny Soares de Paula – Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães;

7 às 18 horas – UBS Avany Galdino da Silva – Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul;

Comentários (0)