Araguaína lança programa de arborização da cidade; a meta é o plantio de 2 mil mudas

Em evento realizado na Praça do Esporte e Cultura (PEC), no Setor Araguaína Sul 2, centenas de moradores participaram de palestras sobre meio ambiente e receberam mudas para plantar em suas casas

Setor Araguaína Sul 2 foi o primeiro a receber o programa
Descrição: Setor Araguaína Sul 2 foi o primeiro a receber o programa Crédito: Marcos Filho Sandes/Ascom

Basta dizer: “Eu quero uma árvore na minha porta”. Foi assim que o secretário municipal do Meio Ambiente, Júnior Marzola, deu início ao Programa Araguaína Mais Ambiente, lançado no último sábado, com o objetivo de arborizar a cidade e realizar ações ambientais nos bairros. Em evento realizado na Praça do Esporte e Cultura (PEC), no Setor Araguaína Sul 2, centenas de moradores participaram de palestras sobre meio ambiente e receberam mudas para plantar em suas casas.



Um desses moradores foi Rosilda Machado, a dona Rosinha, que mantém na Rua das Goiabeiras uma horta há 10 anos. Entendedora de plantio, para ela, a ação mostra o quanto manter as árvores na cidade é questão de zelo e carinho.



“Temos que conservar a natureza em nossa cidade, é uma vida. E é com cuidados, assim tudo se transforma e podemos ter uma vida melhor”, contou a moradora, acrescentando que cuidar das plantas é que fará a diferença. “Não adianta plantar e não cuidar. É isso que fará com que tenhamos muitas árvores no nosso bairro”.



Cuidados essenciais

 

Durante as palestras, os moradores puderam entender como funciona a coleta seletiva do lixo e ainda como manter o meio ambiente nas próprias residências. A engenheira ambiental Luana Barbosa foi uma das palestrantes e frisou sobre a importância da participação dos moradores nos cuidados com as novas árvores e com o ambiente em volta.



“Tudo depende de vocês. Para termos uma cidade mais sustentável, mais limpa e mais arborizada, o principal instrumento é o morador, que cuida da sua casa, do seu quintal e mantém as árvores com cuidados essenciais, como água e futuramente a poda”, assegurou a engenheira ambiental.



Ações nos bairros

 

Para a presidente Roberta Feijó, o Setor Araguaína Sul 2 foi privilegiado por ter sido o primeiro a receber o programa. “Estamos muito felizes por termos sido os primeiros. Vamos ter um bairro arborizado”.  O próximo bairro a receber as ações do Araguaína + Ambiente será o Setor Raizal.



Parcerias sustentáveis

 

Nessa etapa do Setor Araguaína Sul 2, serão cerca de 500 mudas plantadas por meio do Projeto Nascer Sustentável, em parceria com o Hospital Dom Orione, nas principais avenidas do bairro e nas casas onde os moradores solicitarem. Ao todo, serão duas mil mudas plantadas em diversos bairros.



Além do hospital, são parceiros do programa o Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae), ONG Natura-Ativa, Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino – Reciclarte, Energisa, Conselho Consultivo das Associações de Bairros de Araguaína (CCABA), Taesa, Supermercados Campelo e secretarias municipais da Educação, Infraestrutura e Assistência Social.

Comentários (0)