Arraiá da Capital terá rede de proteção dos direitos das crianças

Sedes realiza ações direcionadas à Prevenção, Defesa e Proteção às crianças e adolescentes, durante evento...

Divulgar a rede de atenção que atende crianças e adolescentes em situação de negligencia, violência física, psicológica e sexual e ainda prevenir a reincidência de violações desses direitos. Com esses objetivos, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Proteção Especial, estará com um estande com informações para a comunidade, durante todas as noites de Festa do Arraiá da Capital. O evento terá início nesta quarta-feira, 18, a partir das 19 horas.

Para a diretora de Proteção Social Especial, Telma Correia de Oliveira, ações como essas têm sido muito importantes para    a prevenção de situações de ameaça e violações. “Para proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes devem pautar-se na ética e no respeito mútuo, com uma postura de acolhimento e escuta por parte dos técnicos, de modo que possibilitem a criação de vínculos de confiança entre esses e as famílias atendidas”, ressaltou.

A Diretora ainda frisou a importância da articulação com os Conselhos Tutelares, os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), as Varas da Infância e da Juventude, para a notificação dos casos identificados e aplicação, se necessário, de medida protetiva.

Segundo a psicóloga da Diretoria de Proteção Social Especial, Valeria Del Nero, o atendimento, personalizado e continuado, exige intervenções especializadas, e acontece desde a escuta, feita por profissionais, até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos. “Essas ações procuram chamar a atenção da população e estimular o entendimento das crianças e adolescentes, dando-lhes subsídios para um reconhecimento mais imediato, sobre o que e como se caracterizam as atitudes de violência presentes nas relações intersubjetivas entre adultos e crianças,” explica Valeria.  

 

 

Comentários (0)