Atividades do Mobilizar do Sesi acontecem em Palmas nessa quarta e quinta

A programação continua durante esta quinta, 25, até às 18 horas na unidade do Sesi em Palmas (quadra 104 Sul, em frente à Praça dos Girassóis).

Em sua terceira edição o Seminário Mobilizar em Saúde e Segurança do Trabalho - SST reuniu na noite dessa quarta-feira, 24, trabalhadores, estudantes, engenheiros, técnicos em segurança no trabalho, além de médicos e enfermeiros no auditório do Conselho Regional de Medicina – CRM em Palmas. O evento é uma realização do Serviço Social da Indústria – SESI e busca discutir temas relacionados à SST para a promoção de ambientes de trabalho livres de riscos.

 

A palestra de abertura sobre NR 35 e Acidentes de Trabalho na Construção Civil foi ministrada pelo engenheiro civil Robério Costa Silva, que exemplificou, por meio de dados, a importância de adotar as exigências das normas em segurança no trabalho. Em seguida, uma mesa redonda foi organizada com os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Advocacia Geral da União – AGU, INSS, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Tocantins – SIME, Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado do Tocantins – SINDUSCON, Assessoria Treinamento e Engenharia de Segurança no Trabalho – ATEST, Ministério Público do Trabalho – MPT e Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Tocantins – SINTEST. O papel de cada órgão no sentido de prevenir acidentes, fiscalizar, dentre outros aspectos ligados à saúde e segurança do trabalho foram discutidos na ocasião.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Roberto Pires, foi representado pelo conselheiro do Sistema FIETO Emilson Vieira, que falou sobre a importância de ações como esta. “O Tocantins é um estado em que mais de 90% das empresas são micro e pequenas, ainda existe uma carência de ações e investimentos na área de SST, mostrando a importância dos resultados alcançados por meio de ações voltadas a saúde e segurança”, disse.

 

Mini-cursos sobre temas como normas sobre andaimes, ergonomia e trabalho em altura e a solenidade de premiação do Concurso Nacional em SST dão continuidade à programação do evento hoje em Palmas.

 

Gurupi

 

No sábado, 27, o evento será finalizado na Maskara Eventos, em Gurupi. As inscrições podem ser realizadas pelo site http://sesimobilizar.com.br/

 

Confira a programação de hoje:

 

08h às 10h – Mini-cursos: Andaimes: Normas e Procedimentos

                                                   Educação num clique!

                                                  Ações de Competência no MPT para SST

 

10h30m às 12h – Mini-cursos: Escoras Metálicas: Vantagens e Aplicações

                                                       LER e Ergonomia

                                                       Responsabilidade Sócio Empresarial: Um olhar sobre SST

 

14h às 16h – Mini-cursos: NR – 35 Trabalho em Altura

                       Direito e Deveres perante a Previdência Social

                       Exigências e Penalidades estabelecidas pelo TEM

 

16h30m às 18h – Mini-cursos: NR 12 Máquinas e equipamentos

                                                             Ações regressivas previdenciárias e suas implicações para as empresas

 

18h – Certificação

 

 

Comentários (0)