ATS conclui obras de extensão na rede de distribuição de água em Itapiratins

Foram entregues 226 metros de extensão na Rede de Distribuição de Água na cidade de Itapiratins. Segundo a ATS, o investimento total foi de R$ 176.726,82

ATS entregou extensão de rede em Itapiratins
Descrição: ATS entregou extensão de rede em Itapiratins Crédito: Divulgação

A população de Itapiratins foi beneficiada com a entrega de 5.226 metros de extensão na Rede de Distribuição de Água (RDA) nos setores Bela Vista, Mina Sul, Aeroporto e Centro. De acordo com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), o investimento empenhado na obra foi de R$ 176.726,82. As obras iniciaram no final de março e foram concluídas neste mês.  Com a previsão de 65 ligações, cerca de 260 pessoas passam a ser beneficiadas.

 

Moradora do setor Aeroporto há dois meses, a doméstica Gleicivânia dos Santos conta que, para realizar as tarefas do dia a dia, precisava pegar água no poço da residência vizinha três vezes ao dia para abastecer sua caixa d’água. Gleicivânia é uma das primeiras beneficiadas com a extensão de rede e está incluída no benefício da tarifa social.  Os clientes enquadrados nesta tarifa têm um desconto de 69% aplicado na tarifa básica da categoria residencial e faixa de consumo 0 – 10 m3.

 

“Não tinha condições de mandar cavar poço, aí precisava pegar água no vizinho que tem poço. E não era água tratada, agora será uma água boa, mas nós temos que saber que também é importante usar e economizar a água que chega da rua”, relatou.

 

Afastado das suas atividades laborais por cegueira parcial, Antônio Candido da Silva, 63 anos, é morador do setor Mina Sul há um ano. Ele conta que para ter água em sua casa, precisava também pedir água de poços de vizinhos. “Sem água nós não passamos, ai eu pensei não dou conta de ficar sem água, vou pedir para o vizinho. Não tem outro jeito. Hoje eu fico muito feliz de conseguir água na minha casa, porque sem água não dou conta. Traz conforto, vou poder tomar banho tranqüilo, lavar as roupinhas da gente. Agora, mais feliz eu estou”, comemorou.

 

O engenheiro ambiental da ATS, Sued Magno, explica que o procedimento de perfuração de poços superficiais possui uma interligação muito grande com fossas que estão nas proximidades. A prática pode trazer prejuízos ao lençol freático, além de uma série de doenças advindas do uso de água contaminada.

 

“Aquelas comunidades não têm o esgoto ainda totalmente instalado, há possivelmente essa interligação das fossas com os poços. O ideal que se faça a utilização de água de poço artesiano, que está num local mais profundo e é o caso de Itapiratins, onde a água passa por todo um tratamento feito pela ATS, um procedimento adequado para que depois possa ser consumido pela população”, alertou o engenheiro ambiental.

 

Universalização do saneamento

 

A obra em Itapiratins está dentro do cronograma de obras previstas pela Agência e contribui com a missão do órgão de universalizar o saneamento básico através de investimentos na infraestrutura e melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água. "Nossa previsão é que até o final do ano, o governo consiga suprir toda essa demanda que ultrapassa os 50km de extensão de rede nos municípios que ainda vão receber os investimentos", finalizou o presidente da ATS, Eder Fernandes. 

 

(Com informações da Ascom ATS)

Comentários (0)