Aumenta a participação de jovens na formulação de novas políticas públicas

Nesse dia 24 de abril comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador e a Renapsi alerta para a inclusão laboral, em idade decisiva para a quebra do ciclo da pobreza e da vulnerabilidade social

Renapsi ajuda jovens na busca pelo protagonismo
Descrição: Renapsi ajuda jovens na busca pelo protagonismo Crédito: Divulgação

Embora seja um tema atual, a discussão sobre a atuação do jovem em suas comunidades é um assunto recorrente nas últimas décadas. Já em 1985, ao final do Ano Internacional da Juventude, a Organização das Nações Unidas indicava que existia por parte dos jovens uma vontade de obter participação em todas as esferas e promover os seus interesses, bem como sua satisfação em participar da formulação de novas políticas e programas, em âmbito local e nacional.

 

Em plena era da informação, observamos o crescimento do interesse dos jovens em desempenhar múltiplas funções na sociedade, trazendo à tona o debate sobre o protagonismo juvenil nos espaços de poder. Seus anseios perante os desafios do mundo moderno e, para que eles possam atingir os seus objetivos, a palavra chave é: OPORTUNIDADE.

 

Em época que se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador (24 de abril) a inclusão laboral, em idade decisiva para a quebra do ciclo da pobreza e da vulnerabilidade social, deve ser debatida. O mercado de trabalho precisa estar mais consciente sobre a necessidade de absorver e dar aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, com a certeza de que terão colaboradores dedicados e com sede de aprendizado.

 

Um dos itens que devem constar desse debate é a Aprendizagem (Lei 10.097/2000) – uma das oportunidades que se mostram efetivas no combate a problemas como exclusão social, violência, evasão escolar, baixa renda, necessidade de experiência, falta de qualificação e o desemprego.

 

A Renapsi - Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, é uma das pioneiras e referência no setor. Um caminho de acesso ao mercado de trabalho e à formação, acompanhando a necessidade dos jovens na busca pelo protagonismo, que já beneficiou mais de 120 mil jovens ao longo de seus 24 anos de existência, oferecendo oportunidades de aprendizagem, com mais de 70% convertidas em emprego formal ao final do contrato.

 

As empresas e governantes, têm que conhecer e aproveitar os benefícios da contratação de um jovem trabalhador. Uma relação baseada na reciprocidade, pois o jovem “ganha” a oportunidade de ingressar no mercado, enquanto o contratante “ganha” a chance de ter em sua equipe novos talentos ansiosos para contribuir.

 

Para que se permita que os talentos da juventude sejam descobertos e reconhecidos, é preciso derrubar o preconceito que envolve a contratação de pessoas sem experiência e entender, que também é papel das empresas e do poder público, participarem da formação dos jovens em idade laboral, contribuindo para que o protagonismo juvenil e a melhoria de vida das famílias, favoreça a evolução da nossa sociedade.

Comentários (0)