Autor de vários roubos no Taquari é flagrado em câmera de monitoramento da prefeitura

As câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos, e os locais não podem ser divulgadas por questões de segurança pública

As câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade
Descrição: As câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade Crédito: Lucas Estevão

Na manhã desta quarta-feira, 12, uma câmera de monitoramento da Prefeitura de Palmas auxiliou na apreensão de um suspeito que vinha praticando assaltos sequenciais no Jardim Taquari. A ocorrência foi recebida via rádio pela equipe da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que entrou em contato com o Sistema Integrado de Operação (Siop), e solicitou as imagens da câmera de monitoramento para verificar se o suposto assaltante havia passado pelo local.

 

“Acionamos o Siop e, imediatamente, a despachante encontrou as imagens do suspeito. Logo, acionamos uma viatura da Guarda Metropolitana e da Polícia Militar para efetivar a apreensão do infrator. A abordagem foi realizada pela viatura da PM que o encaminhou para a delegacia a fim de realizar os procedimentos devidos. Tínhamos a ciência de que haviam acontecido vários assaltos na região do Taquari nos últimos dias e acreditamos que o autor deles seja o mesmo que conseguimos apreender hoje”, acrescenta Freitas, Subinspetor da Guarda Metropolitana de Palmas.

 

O subinspetor ressalta ainda a importância das câmeras de monitoramento para a segurança e a prevenção da criminalidade na cidade. “Por ser uma prova documental, podemos rever várias vezes toda a ação que foi feita pelo infrator. Um sistema eficiente de monitoramento por câmeras, inibe bastante a ações dos criminosos e nos ajuda a apreender os suspeitos com maior eficácia”, finaliza.

 

Conforme a prefeitura de Palmas, as câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade e os locais não podem ser divulgadas por questões de segurança pública. Na sala de vídeo-monitoramento, que fica dentro do Siop, a movimentação nos principais pontos da cidade é acompanhada em tempo real pelos monitores. As câmeras possuem rotação de 360º e zoom de grande definição.

 

Sendo detectado algo de errado, o operador de vídeo aciona via rádio pelo Siop, as equipes operacionais e especializadas da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que estão nas ruas de plantão, para averiguar as ocorrências.

Comentários (0)