Avançam obras que vão garantir fim do problema da falta d’água na capital

Adutora vai interligar região Sul, que tem água nem abundância, com a região Centro Norte da capital; Plano de Águas e Esgoto será submetido a audiências públicas dias 15,16 e 17...

Marcílio Ávila
Descrição: Marcílio Ávila Crédito: T1 Notícias

Com as máquinas trabalhando nas obras ao longo da TO-050, na adutora que vai fazer a interligação entre a região Sul, farta de água e a região Norte, com problemas de abastecimento, a Foz/Saneatins fechou com a prefeitura de Palmas cronograma de execução que vai permitir ampla oferta de água à capital no ano que vem.

 

A informação é do secretário de Infra-Estrutura e Serviços Públicos da capital, Marcílio Ávila e foi confirmada pelo presidente da companha, Mario Amaro ao Portal T1 Notícias na sexta-feira, 4.

 

“Estes investimentos já foram definidos com a companhia e até o período da estiagem do ano que vem, a interligação principal deverá estar concluída”, estimou o secretario ao T1 Notícias.

 

Mário Amaro, por sua vez, acredita que no ritmo que as obras vão, a empresa conseguirá suprir o abastecimento da cidade sem os problemas verificados este ano. “Estamos trabalhando para isto”, assegurou.

 

Plano de Águas

 

O Plano de Águas da Capital, documento que vai nortear todo o planejamento dos próximos anos para abastecimento de água em Palmas está bem adiantado e segundo Marcílio Ávila será submetido a audiências públicas para participação da comunidade nos próximos dias 15, 16 e 17.

 

“Entregamos a minuta dia 25 de setembro e faremos as audiências públicas nos próximos dias”, informou. A intenção é que o Plano de Águas e Esgoto esteja aprovado em definitivo para publicação na primeira quinzena de dezembro.

 

O outro plano, de manejo de resíduos sólidos e drenagem da capital terá minuta concluída até 21 de outubro. “Este nós estamos marcando as audiências públicas para os dias 6, 7 e 8 de novembro”, informa Ávila.

 

Planejamento

 

Com a população aumentando, a Foz/Saneatins planeja os investimentos na captação de águas por etapas. “Esta interligação entre as regiões Sul e Norte vai permitir que as águas do Taquarussu possam ser bombeadas para a região Centro Norte da capital, suprindo o abastecimento nos próximos anos”, sustenta Amaro.

 

A captação de águas do Lago da UHE do Lajeado está prevista, mas deve acontecer nos próximos anos. “A projeção que fazemos com base em estudos que contratamos junto à UFT e outros, é de que a população da capital dobra dentro de 15 anos. Estaremos preparados para isto, com o planejamento feito desde agora”, finalizou o presidente da Foz.

Comentários (0)