Bebês prematuros recebem banho de ofurô em UTIs Neonatal em Palmas

Banho de ofurô é realizado em bebês prematuros internados nas UTIs Neonatal do Instituto Ortopédico de Palmas (IOP) e do Hospital e Maternidade Dona Regina

Crédito: Divulgação

Bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal em Palmas estão sendo beneficiados por um novo projeto desenvolvido nos leitos geridos pela empresa Intensicare na Capital. O banho de ofurô é realizado com bebês internados no Instituto Ortopédico de Palmas (IOP) e no Hospital e Maternidade Dona Regina, com o principal objetivo de promover uma transição tranquila do útero para o mundo e acelerar o ganho de peso da criança.

 

O banho de ofurô é feito somente com bebês prematuros em situação estável. A prática é realizada com um balde higienizado para a ocasião, com água em temperatura média de 36°, onde o bebê é colocado submerso até o pescoço, em posição fetal. O banho imita o ambiente uterino e contém o movimento da criança, fazendo com que ela se acalme.  

 

O projeto, iniciado há poucos meses em Palmas, é conduzido pela supervisora da equipe de Fisioterapia das UTIs Adulta e Neonatal do IOP, Dayane Gama. “O projeto surgiu com o intuito de trazer mais humanização aos nossos bebês. Atuamos com algumas condutas diferenciadas para proporcionar um pouco mais de conforto e bem estar aos bebês. O ôfuro é uma técnica já utilizada em várias instituições, mas para nós é uma inovação. Ao retratar o útero materno ao bebê, a gente consegue proporcionar relaxamento para aqueles pacientes mais irritados, através dessa técnica na qual temos encontrado muitos resultados positivos. Quando a gente imerge o bebê no ofurô, com a água morninha, ele já fica relaxado, para de chorar. O bebê prematuro, muitas vezes, fica estressado, e essa irritação pode causar pressão intercraniana e até levar à ocorrência de problemas neurológicos”, afirma a fisioterapeuta.  

 

Ainda conforme Dayane Gama, o projeto é acompanhado de perto pelas mães no IOP e no Dona Regina. “As duas unidades hospitalares tem características diferentes, tanto em relação à quantidade quanto à gravidade dos pacientes. O procedimento não é realizado, por exemplo, em bebês com cateter ou em outras situações. Então, seguimos critérios para a utilização do ofurô, mas em determinada fase da internação da criança a gente vai conseguir utilizar mais a técnica. Começamos o projeto, que está dando muito certo, com ótimos resultados. As mães podem acompanhar o banho de ofurô, até para sentirem que seus bebês estão sendo cuidado com muito amor e carinho, recebendo oportunidades de terapia diferenciadas, e elas conseguem visualizar na prática os benefícios para o bebê”, esclarece.

 

Saiba mais

O banho de ofurô vai muito além da higiene. É um  banho terapêutico, criado em 1997 na Holanda, quando enfermeiras identificaram o quanto os bebês se acalmavam ao estarem imersos na água por algum tempo, quando a temperatura era um pouco mais elevada do que no banho comum de chuveiro ou banheira, principalmente nos primeiros dias de vida.

 

Depois de estudos, especialistas perceberam que o banho de ofurô realmente tem benefícios que vão muito além da limpeza. Alguns deles são:

 

- a água quando está acima de 36 graus relaxa a musculatura, diminuindo possíveis cólicas;

 

- o bebê, quando imerso em água morna, aumenta a produção de endorfinas;

 

- a posição correta que o bebê deve estar dentro do ofurô é semelhante  à posição que estava no útero, o que traz tranquilidade.

 

 

Comentários (0)