Blitze da Operação Balada Segura voltam às ruas da Capital neste fim de semana

Agentes alertam motoristas sobre segurança durante a Copa; blitze da Operação Balada Segura voltam às ruas da Capital neste fim de semana

Fiscalização é intensificada no trânsito de Palmas
Descrição: Fiscalização é intensificada no trânsito de Palmas Crédito: Divulgação

Com uma nova versão do Balada Segura nas redes sociais, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) lança o Torcida Segura: “Quem tem consciência sabe como torcer”. Uma iniciativa para reduzir os números de acidentes e mortes no trânsito, uma vez que, no último final de semana com jogo da Seleção Brasileira foram registrados nove acidentes com vítimas na Capital.

 

As blitze da Operação Balada Segura voltaram às ruas da Capital nesta quinta-feira, 21, com ações de conscientização e fiscalização, para combater a combinação perigosa do alto consumo de álcool e direção por partes dos condutores.

 

Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, as blitze de fiscalização foram intensificadas durante a Copa do Mundo, em especial nos dias de jogos da Seleção Brasileira, nos locais de maior concentração de torcedores, que se reúnem para acompanhar a partida, como bares, casas de shows e restaurantes da Capital.

 

Para o superintendente de Trânsito e Transporte, Elissandro Honorato, as ações não irão perdoar os condutores que ingerem bebidas alcoólicas, uma vez que essa prática coloca em risco não apenas a vida do motorista embriagado, mas a vida de pessoas inocentes. “Acreditamos que a melhor forma de garantir a segurança nas vias é a conscientização e a fiscalização. E, aqueles condutores que forem flagrados dirigindo sob efeito de álcool, sofrerão as sanções administrativas, e em caso de enquadramento em crime de trânsito, responderão na esfera penal”, considerou.

 

Mais rigor

 

Em abril, a pena ficou mais rigorosa para quem faz uso de álcool ou outras drogas, assume o volante, provoca acidentes fatais ou lesões graves ou gravíssimas no trânsito. A Lei n° 13.546/2017 aumentou a pena mínima e máxima a esses condutores que insistem em dirigir alcoolizados. Anteriormente, a pena para o motorista que cometesse homicídio culposo (quando não há intenção de matar) no trânsito estando sob o efeito de álcool podia variar entre 2 a 5 anos. Após a entrada em vigor da nova Lei, a pena aumentou para 5 a 8 anos de prisão. E, além do aumento da pena, o motorista fica proibido de reaver seu direito dirigir novamente. No caso de lesão corporal, a pena, que antes podia ir de 6 meses a 2 anos, agora é ampliada para 2 a 5 anos, também podendo ocasionar a suspensão ou perda do direito de dirigir.

Comentários (0)