Bombeiros de Paraíso ajudam a salvar bebê de 12 dias de vida que engasgou com leite

Na manhã de ontem, 19, os bombeiros foram até a residência da família para conhecer o pequeno João Victor e constataram que mãe e filho passam bem

Equipe foi até a residência da família para conhecer a criança
Descrição: Equipe foi até a residência da família para conhecer a criança Crédito: Divulgação/Bombeiros

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Paraíso do Tocantins ajudou a salvar na noite do último domingo, 18, a vida de um bebê de 12 dias de nascido que se engasgou com o próprio leite materno, logo após a amamentação. O auxílio foi prestado pelo telefone, com orientações à família sobre como proceder diante da emergência. Na manhã de ontem, 19, os bombeiros foram até a residência da família para conhecer o pequeno João Victor e constataram que mãe e filho passam bem.

 

De acordo com o sargento Hugo Alessandro Silva Fernandes, bombeiro que prestou o atendimento, via telefone, no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COCB) de Paraíso, o primo do pai da criança, Renato Maciel Bandeira, foi orientado a colocar a criança por sobre o braço, apoiando a cabeça voltava para baixo e com os dedos abertos, fazendo abertura das vias aéreas e dando leves tapinhas nas costas entre as escápulas, na tentativa de desobstrução.

 

Ainda sem sucesso, Renato que estava repassando as informações para a mãe de João Victor, Rafaela Dias de Souza, foi orientado, ainda, a fazer respiração de emergência na boca e nariz da criança. Desta vez, a criança espirrou e chorou, saindo secreção das vias aéreas.

 

“Saliento que crianças em fase de amamentação, após serem alimentadas, devem ser colocadas para arrotar, isso evita o ar acumulado no estômago retornar líquido pelas vias respiratórias e ainda fazendo com que, ao respirar, o leite pode parar nos pulmões e cause assim o afogamento”, explicou o sargento Fernandes, dizendo que os pais da criança se comprometeram a levar a criança ao hospital para uma melhor avaliação com um médico. 

Comentários (0)