Brigadistas combatem incêndio que atinge a Serra do Lajeado, em Palmas, há dois dias

Esta é a segunda vez que a Serra do Lajeado sofre com os focos de incêndio só este mês; só no mês de agosto deste ano foram registrados no Tocantins mais de 1,1 mil focos de queimadas

Serra do Lajeado é alvo de incêndio pela segunda vez neste mês
Descrição: Serra do Lajeado é alvo de incêndio pela segunda vez neste mês Crédito: Defesa Civil

Com as altas temperaturas em todas as regiões do estado e as fortes rajadas de vento nos últimos dias, os números de focos das queimadas são preocupantes. Há mais de 24 horas um incêndio se propaga pela Serra do Lajeado colocando em risco uma Área de Preservação Permanente (Apa).

 

A Defesa Civil de Palmas, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o apoio do grupamento aéreo da Polícia Militar, realizou um sobrevoo, com helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública, para verificar as dimensões do foco e as rotas e fazer o combate à queimada, que ocorre em um local de difícil acesso. Esta é a segunda vez que a Serra do Lajeado sofre com os focos de incêndio só este mês.

 

Segundo a Defesa Civil, são áreas crítica com focos de queimadas: a Serra do Lajeado, rotas do antigo Dertins, estrada de Aparecida até entrada do parque, e áreas entre a Praia do Prata e Condomínio Mirante do Lago.

 

Conforme informações repassadas pela equipe de Brigadistas da Defesa Civil Municipal, inicialmente, o fogo começou na encosta da serra, tornando o combate muito complicado devido ao difícil acesso e a declividade do terreno oferecer risco aos brigadistas, complicando as ações contra as queimadas. A causa do incêndio é desconhecida, e a demanda foi encaminhada para a Delegacia de Meio Ambiente para investigação.

 

Por ser em um local árduo, a atuação de combate às queimadas estão sendo extensas, devido a alta declividade do terreno, tornando assim o trabalho dos brigadistas arriscado. O superintendente da Defesa Civil, Bruno Maciel, conta que não há informações sobre o que causou o incêndio e que as autoridades estão investigando sobre a causa do ocorrido, uma vez que traz sérios danos ao meio ambiente.

 

Durante o sobrevoo, também foi verificado outros quatro focos de incêndio na serra e três no perímetro urbano de Palmas. Dados levantados pelo o serviço de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mostram que só no mês de agosto deste ano foram registrados no Tocantins mais de 1,1 mil focos de queimadas.

Comentários (0)