Caminhada alerta para aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Em Palmas, somente nos primeiro quatro meses de 2013 foram registrados no CREAS, 51 casos de abuso contra crianças e adolescentes. Em 2012 foram registrados 71 casos. No Estado foram 390 casos.

Aumenta abuso sexual contra criança e adolescente
Descrição: Aumenta abuso sexual contra criança e adolescente Crédito: Web

 

Dados da do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas) de Palmas, indicam que aumentou o número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes na Capital.

De acordo coordenadora do órgão, Rute Brunes, em 2012 foram notificados 71 casos de exploração sexual contra criança e adolescentes. Neste anos - somente nos primeiros quatro meses - já são 51 casos. “Isto é apenas o que chegou até o Creas. Mas acreditamos que a situação seja muito pior uma vez que existem muitos casos que não são notificados”, afirmou Rute.

Para alertar a sociedade para a gravidade do problema acontece a partir das 9 horas desta sexta-feira, 17, na Avenida Tocantins em Taquaralto uma caminhada que vai reunir entidades, crianças, professores e pessoas que lutam contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. “É um grito de socorro contra este tipo de violência”, afirmou Rute  Brunes. A Caminhada faz parte da mobilização do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente, comemorado neste sábado, dia 18

Estatísticas

Dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apontam que em 2012 foram registrado 390 casos de violência contra criança e adolescente no Estado, sendo 336 estupros, 31 tentativas de estupros, 22 atentados ao pudor e um atentado violento ao pudor.

A violência sexual contra crianças e adolescentes está presente em todas as cidades. O caso mais recente e que provocou indignação na comunidade aconteceu em Carrasco Bonito, onde uma menina de apenas sete anos de idade foi estuprada e precisou passar por uma cirurgia para reconstituição do órgão genital. O autor do crime é um lavrador que morava na cidade há apenas nove meses. Ele foi preso em flagrante e a criança está recebendo, além do acompanhamento médico, apoio de psicólogos. 

 

Sarau Literário

 

Ainda por ocasião do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Fundação Fé e Alegria do Brasil em parceira com o SEST/SENAT realizam nesta sexta-feria, 17, um sarau literário. O objetivo do evento é estimular a cultura, o gosto pela leitura e a conscientização sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.

O encontro contará com a participação de escritores regionais, crianças, adolescentes e a comunidade em geral acontece às 18 horas no Centro Pedagógico Padre João Bosco Burnier, na Quadra 406 Norte, próximo ao Residencial Tom Jobim.As denúncias de violência contra criança e adolescentes podem ser feitas nos conselhos tutelares, delegacias de polícia, ou então através do Disque 100, com ligação gratuita.

 

 

Comentários (0)