Campanha de vacinação é prorrogada em Palmas e Gurupi; confira datas e locais

Baixa procura e meta não atingida está fazendo com que a campanha se estenda por mais tempo que o esperado

Campanha já foi prorrogada por duas vezes
Descrição: Campanha já foi prorrogada por duas vezes Crédito: Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi mais uma vez prorrogada na Capital, em função do número de vacinados ter ficado abaixo dos 95% conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Com a prorrogação, os pais têm até o dia 25 de setembro para imunizar suas crianças de 01 ano a menores de 05 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

 

Em Palmas, a meta é vacinar 17.397 crianças, entretanto, até a última sexta, 14, (então data de término da campanha) apenas 15.193 crianças haviam sido imunizadas contra poliomielite, o equivalente a 87,3% da meta; e 15.058 contra o sarampo, ou seja, 86,6%.

 

A secretaria Municipal de Saúde de Gurupi afirmou que a meta do município é vacinar 4.917 crianças de 1 ano a menores de 5, mas ainda não foi atingida. Até o momento foram vacinadas contra Poliomielite, 4.408 crianças, representando, 89,65% da meta; e 4.360 crianças contra sarampo o que representa 88,67%, também abaixo dos 95% estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

A campanha teve início dia 6 de agosto, e desde então, foram realizados dois Dias D (18 de agosto e 1º de setembro) e houve uma primeira prorrogação do prazo que era 31 de agosto e passou para 14 de setembro.

 

Locais

 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Borini, reforça que todas 32 salas de vacinas da Capital dispõem de doses para imunizar o público-alvo da campanha. “Não é uma questão de atingir metas, mas de manter a população imunizada contra doenças já erradicadas e que estão voltando. São vacinas extremamente importantes para as nossas crianças que protegem contra doenças graves que é o sarampo e a poliomielite. Então é importante que os pais tirem um tempinho durante o dia e levem seus filhos para vacinar”, ressaltou.

 

 A Prefeitura de Gurupi informou que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde e policlínica e não tem contra-indicação. A Secretaria já realizou dois dias D’s da campanha e vacinação volante nas unidades educacionais que atendem crianças com a faixa etária que necessitam tomar a dose.

 

Doses

 

As crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra poliomielite serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que tomaram uma ou mais doses, receberão o reforço da gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP).

 

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.

 

Confira os locais de vacinação na Capital:

 

Região Norte

- CSC Arno 33
- CSC Arno 41
- CSC Arno 42
- CSC Arno 44
- CSC Arno 61
- CSC Arno 71
- CSC Arne 53
- CSC Arne 64
 

Região Centro Sul

- CSC Arse 13
- CSC Loiane Moreno (Arse 24)
- CSC Francisco Júnior (Arso 41)

- CSC Arse 75
- CSC Arse 82
- CSC Arse 101
- CSC Valéria Martins (Arse 122)
- CSC Arse 131
- CSC Arso 111
 

Região Sul

- CSC Taquari
- CSC José Lúcio (Lago Sul)
- CSC Liberdade (Jardim Aureny III)
- CSC Laurides Lima (Jardim Aureny III)
- CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)
- CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV)
- CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)
- CSC Jardim Aureny II
- CSC Santa Bárbara
- CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)
- CSC Bela Vista
- CSC Morada do Sol
- CSC Santa Fé
- CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
- CSC Mariazinha (Buritirana)

Comentários (0)