Palmas realiza mutirão de testagem de leishmaniose neste sábado, 13

A ação faz parte da 'Semana de Prevenção e Combate das Leishmanioses', que inclui outras atividades como ações de educação em saúde em escolas e universidades e campanha de vacinação antirrábica

Crédito: Divulgação/Secom Palmas

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza neste sábado, 13, das 16 às 20 horas, no Parque dos Povos Indígenas, um mutirão de testagem de leishmaniose visceral (calazar) em cães e feira de adoção. A ação faz parte da 'Semana de Prevenção e Combate das Leishmanioses', que inclui outras atividades como ações de educação em saúde em escolas e universidades e campanha de vacinação antirrábica na zona rural.

 

As atividades da semana começaram na segunda-feira, 08, e prosseguem até o dia 19, com a promoção de palestras de educação em saúde voltadas para alunos de 03 a 18 anos, e também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para atender a população das áreas endêmicas sobre importância da posse responsável de um animal doméstico e o perigo da transmissão da doença. Para encerrar a programação, no dia 20, das 8h30 às 12h30, a UVCZ  realizará  um mutirão de testagem, orientação e a abertura da campanha anual de vacinação antirrábica na zona rural, em Buritirana.

 

O objetivo dessas ações é orientar a população sobre a doença e informar sobre as formas de contágio, prevenção e tratamento. Segundo o coordenador da UVCZ, Auriman Cavalcante, ainda há muito desconhecimento e negligência sobre os riscos da enfermidade e possíveis tratamentos.

 

Cavalcante ressalta que Palmas é uma área de transmissão intensa para leishmaniose visceral canina, mais conhecida como alazar. Segundo ele, isso ocorre por causa das condições climáticas da Capital (altas temperaturas e umidade), que propiciam a proliferação do mosquito palha (Lutzomyia longipalpis), que é o transmissor da doença, e encontra nestas características o ambiente ideal para se adaptar e proliferar. “Por isso, a melhor forma da população combater o mosquito é eliminar os possíveis criadouros, encontrados em matéria orgânica como restos de comida, frutas, fezes de animais, folhas e galhos."

 

Leishmaniose


Popularmente conhecida como calazar, a leishmaniose é uma doença causada por um protozoário parasita do gênero Leishmania, transmitida pelo mosquito palha. Esse mosquitinho possui hábitos noturnos e se alimenta de sangue, tendo como alvo animais de sangue quente. Por esse motivo os cães tornam-se reservatórios domésticos da doença.
A manifestação dela ocorre de duas formas, sendo a leishmaniose visceral (LV), mais comum nos cães, e a leishmaniose tegumentar americana (LTA), que apresenta lesões cutâneas e mucosas nos humanos.

Comentários (0)