Cariri do Tocantins comemora 27 anos com identidade de cidade pacata

A cidade de Cariri comemora 27 anos; cidade tem desenvolvido e mantido o espírito de tranquilidade e amizade entre a comunidade.

Cariri é prepara programação para comemorar 27 anos
Descrição: Cariri é prepara programação para comemorar 27 anos Crédito: Divulgação

No próximo dia 20 de fevereiro Cariri do Tocantins comemora seus 27 anos de emancipação política. Cidade, que conta com uma população de 4.296 habitantes, conforme o censo/2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem desenvolvido e mantido o espírito de tranquilidade e amizade entre a comunidade.

 

Quem mora em Cariri nem pensa em sair da cidade como é o caso do estudante Lucas Araújo, de 17 anos. Ele nasceu na vizinha Peixe, mas veio morar em Cariri ainda bebê com sua avó. Ele comenta que embora o município seja pequeno, é feliz no lugar e não pensa em mudar-se para outra cidade. Confidencia que tem a expectativa de poder arrumar trabalho na cidade assim que concluir o ensino médio.

 

O senhor Oseias Alves, de 77 anos, mora em Cariri há cinco anos. Veio de Goiás com a esposa e um filho. Ele tem um comércio de nutrição animal e disse que veio para a cidade a procura de melhoras e aqui encontrou. “Cariri é um lugar muito bom para morar. Cidade limpa, plana e que tem melhorado as condições nas diversas áreas a cada dia. Outro aspecto que me motiva a morar aqui é a tranquilidade. Aqui em Cariri podemos sentar à porta de casa sem medo de assalto, podemos conversar com os vizinhos, atitudes que já não permitidas em muitas cidades”, destaca.

 

Wesley Barbosa, de 41 anos, é motorista autônomo de caminhão, e mora na cidade desde bebê. Também cita a tranquilidade como um dos pontos positivos. “Há algum tempo atrás houve alguns registros de roubo, mas isso foi resolvido. Nossa cidade é muito tranquila, sem praticamente violência e isso faz com que a gente não queira sair daqui”, destacou completando que por Cariri ser um município pequeno as pessoas se consideram praticamente todas da mesma família, pois todos se conhecem.

 

Quem também não pensa em jamais sair de Cariri, é a servidora pública Giseli Ferreira, de 30 anos, nascida na cidade. Ela conta que em um período de sua vida teve que morar em Gurupi, devido os estudos e o esporte que praticava, mas logo retornou à cidade natal onde constitui família. “Não me vejo morando em outro lugar. Mesmo Cariri ainda sendo uma cidade pequena não vejo esta necessidade de mudar e, hoje sendo mãe opto pela tranquilidade. Quero que meus filhos cresçam podendo brincar na praça, longe da violência de cidades maiores”, enfatiza. 

 

Desafios

 

O prefeito Junior Marajó destaca que administrar uma cidade pequena é bastante desafiador, pois há muitas demandas e muitas vezes os recursos não são suficientes. Mas o gestor garante que a cidade está organizada. “Estamos mantendo bem a assistência de saúde à nossa população com avanços como a compra de equipamentos e veículos para melhor atender. Além de darmos condições à Secretaria de manter todos os programas. A educação também tem caminhado bem, com nossos alunos tendo acesso a uma educação de qualidade, com professores e servidores motivados devido à valorização que nossa administração tem dado a eles. Em relação ao ensino superior, temos auxiliado os estudantes com menos condições financeiras com uma bolsa de R$ 500. A infraestrutura melhorou muito, pois nossas equipes têm trabalhado diariamente para manter a cidade limpa e com uma malha viária boa. Sabemos que temos ainda muito a fazer e estamos buscando os mecanismos para poder agir em todas as frentes”, destacou o prefeito.

 

Aniversário

 

Para comemorar os 27 anos de emancipação política, a gestão municipal está preparando uma grande festa para a população. As comemorações iniciam no sábado, a partir das 08h com a abertura das competições esportivas. À noite, a partir das 19h haverá a solenidade de comemoração e shows com Higor Queiroz, Forró Boys e Dj Cabeção.

 

Segundo o prefeito haverá uma programação variada para todos os gostos. “Queremos contar com a participação da nossa população, pois essa comemoração é de todos nós e temos muito a festejar, pois moramos em uma cidade pacata, que tem evoluído sem perder a sua identidade”, argumentou.

 

Programação de aniversário de Cariri do Tocantins (Dias 17, 18 e 20 de fevereiro)

 

Dia 17 Sábado (manhã).

08h início das ações esportivas - Campeonato de futsal feminino e vôlei (na quadra poliesportiva da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges).

Tarde

13h30 - Jogos Socyte Masculino no Estádio Gilvan Bento de Carvalho.

Noite

19h30 - Solenidade de abertura na Praça Central Pedro Batista

Apresentações Culturais

21h Show com Higor Queiroz

23h Show com Forró Boys

Após o show Dj Cabeção.

Dia 18 Domingo

Tarde

14h30 - Carro Cross– na Praça Central

16h - final do campeonato de Socyte masculino

17h30 - carreata e entrega de veículos

18h Brinquedos para as crianças na Praça Central

19h Premiações dos campeonatos

19h30 Pagode na Praça Pedro Batista.

Dia 20/02 terça-feira

19h30 Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Comentários (0)