Carreata pelo Maio Amarelo em Araguaína lembra morte de agente de trânsito

O evento chamou a atenção para a paz ao percorrer avenidas comerciais do Centro da cidade

Carreata foi realizada no centro de Araguaína
Descrição: Carreata foi realizada no centro de Araguaína Crédito: Fotos: Marcos Filho/Ascom

Durante todo o mês de maio várias ações foram realizadas em Araguaína com o objetivo de conscientizar a população para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação. As ações estão dentro da programação do Maio Amarelo, que no último sábado, dia 27, realizou carreata em memória ao agente de trânsito Agenison Pereira Jorge, morto há um ano enquanto fazia seu trabalho no trânsito. O evento chamou a atenção para a paz ao percorrer avenidas comerciais do Centro da cidade.

 

O presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Fábio Astolfi, lembrou que a carreata também seria em homenagem ao sargento da Polícia Militar, Jandres Alves Bezerra. “Estamos homenageando essas duas autoridades que infelizmente nos deixaram no exercício de suas funções como promovedores da ordem e da paz”, disse.

 

O Movimento Maio Amarelo em Araguaína é promovido pela ASTT e parceiros, e segue até esta quarta-feira, 31, quando encerrará a programação com peças teatrais, blitz e palestras na cidade vizinha de Babaçulândia.

 

Conscientização

O motociclista Almir Ferreira Júnior, que faz parte de um motoclube em Araguaína, participou da carreata e ressaltou a importância de todos respeitarem as leis de trânsito para torná-lo mais seguro e diminuir o número de acidentes. “Hoje o nosso trânsito é muito violento, precisamos de mais respeito no trânsito. Precisamos saber que todos nós somos responsáveis por ele, a minha segurança é a segurança do outro”, declarou.

 

Para o tenente Wellington Bezerra, irmão do sargento Jandres, o cidadão também tem que fazer a sua parte. “Estão todos inseridos nesse papel de segurança. Todos nós estamos inseridos nisso, o cidadão tem a participação na informação, seja no trânsito e essa carreata tem esse propósito, provocar a sociedade”, comentou.

 

Ailson Pereira Jorge, irmão do agente de trânsito Agenison, também acompanhou a carreata. “A gente fica grato por essa homenagem, e ao mesmo tempo estamos cobrando para que a Justiça seja feita”, disse emocionado.

 

Ações

O presidente da ASTT ressaltou os investimentos realizados pela Prefeitura para deixar um trânsito mais seguro para todos, inclusive para os agentes que trabalham diariamente nas ruas da cidade. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura vem trabalhando na acessibilidade e segurança como a reconstrução de ruas, pavimentação, implantação de ciclovia, sinalização, além da reorganização do tráfego, com a modificação do sentido de algumas ruas e avenidas.

 

O Município também criou a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), que posteriormente foi transformada em Agência de Segurança, trazendo mais investimentos para os profissionais que trabalham nela. “Muitos avanços aconteceram, como a entrega de coletes balísticos para eles. Também agora o projeto de lei encaminhado visando o auxílio fardamento e também a gratificação de periculosidade a ser paga no exercício de sua função”, informou o presidente da ASTT.

 

Astolfi também lembrou que a segurança no trânsito é uma ação de todos, que o agente está para ajudar e proteger os motoristas. “O agente de trânsito está para ajudar, para melhor orientar todos os cidadãos, especialmente os condutores de veículos; mas de fato os condutores têm que ter a noção de quem tem que observar a lei são os próprios condutores, ciclistas, pedestres, todos nós fazemos parte do trânsito”, afirmou.

Comentários (0)