Cartões para bolsa dos pioneiros mirins são entregues as famílias

Os cartões estarão liberados para utilização das famílias antes do dia 25 próximo, com valores referentes a dois meses de bolsa.

O Governo do Estado iniciou na manhã desta terça-feira, 18, pela escola da 303 Norte e do Assentamento Entre Rios, a entrega dos 1.474 cartões magnéticos que dão acesso à bolsa auxílio do Programa Pioneiros Mirins na Capital, que segue ocorrendo em diversos pontos da cidade até o final da tarde. Até o momento, incluindo Palmas, são 124 municípios do Estado que já receberam o cartão.

 

Para esse primeiro repasse, o Governo Estadual está destinando R$ 2 milhões e 585 mil da unidade orçamentária da Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social. O valor mensal do repasse para cada família é de R$ 50,00. Os cartões são nominais e intransferíveis.

 

Deles constam o nome do aluno atendido, do responsável, município a que pertence e o NIS – Número de Inscrição Social do aluno (beneficiário) no Cadastro Único da Assistência Social.

 

A bolsa de complementaridade escolar será administrada na modalidade de crédito alimentar, ficando a família responsável por adquirir nos estabelecimentos comerciais cadastrados apenas gêneros alimentícios, reforçando a preocupação do Governo com a segurança alimentar e nutricional dos meninos e meninas de 6 a 14 anos que integram o programa. A empresa gerenciadora do cartão magnético é a Brasilcard, vencedora do processo licitatório para cobertura nos 139 municípios do Estado.

 

Cartão é bem avaliado pelas pessoas

O coordenador do Pioneiros Mirins, capitão Valdeone, analisa que a adoção do cartão reafirmando o crédito alimentar, assim como foi em 1991, no princípio do programa, simplifica a vida para os pais e responsáveis de crianças e adolescentes, evitando deslocamentos ou mesmo viagens de pontos mais distantes e outras preocupações. Ele acrescenta ainda como ação positiva o fato de melhorar o comércio, devido a mais concorrência entre si que passará a haver.

 

Mas como avalia o coordenador, o ganho maior propiciado pelo cartão e o Pioneiros Mirins é o da instrução, da educação, como ascensão social, “que faz com que a família mude de vida”, enfatiza. Valdirene Soares Teixeira, mãe de aluna de 10 anos da Escola Mestre Pacífico, comenta que é bastante útil a bolsa auxílio para garantia alimentar através do cartão magnético. “Acredito que fica sendo uma ajuda certa e vejo que é bem organizada a maneira de cadastrar”, frisa.

 

Moradora da 407 Norte, Eva Carvalho da Silva é avó de Kely Kalícia, de 8 anos, há dois no Pioneiros. Ela assinala que é muito importante o auxílio para a alimentação e ainda mais significativo para o suporte educacional. “Para a educação, em primeiro lugar”, ela reforça, ao ir ao Centro de Assistência ao Menor da 303 Norte receber o cartão magnético da neta.

 

Para o cadastro de novos beneficiários em futuras vagas no programa, explica capitão Valdeone, a família responsável deve procurar os Cras – Centro de Referência e Assistência Social de sua área e ali realizar a inscrição social no CadÚnico – Cadastro Único.

 

Em Palmas, além da entrega dos cartões na 303 Norte e na Escola Estadual Entre Rios, a Setas deve realizar entregas na Escola Estadual Duque de Caxias, em Taquaruçu, Escola Estadual Vale do Sol e CAIC, no Jardim Aureny. (Gilberto Aquino – Secom)

\"https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif\"

 

Comentários (0)