Cemitérios de Palmas e de Araguaína estão prontos para receber visitantes

As Prefeituras das duas cidades intensificaram a manutenção dos cemitérios no início desta semana. Os locais já estão preparados apra receber intensa visitação neste domingo de Finados

Cemitérios de Palmas estão prontos para Finados
Descrição: Cemitérios de Palmas estão prontos para Finados Crédito: Antonio Gonçalves

Os cemitérios de Palmas já estão preparados para a visitação neste domingo, 2, Dia de Finados. A Prefeitura intensificou a manutenção dos cemitérios desde o início desta semana para que tudo estivesse pronto antes do fim de semana. Foram feitos serviços de roçagem, pintura de meio-fio e limpeza geral dos locais.

 

Os cemitérios da Capital estarão abertos neste domingo das 8h às 18h e a programação religiosa nos cemitérios alusiva ao Dia de Finados será realizada pela Cúria da Igreja Católica na Capital e contará com liturgias e cânticos.

 

No Jardim da Paz serão realizadas missas as 8h30, 10h30 e 16h. No Cemitério São Miguel o momento religioso será às 14h30. No cemitério de Taquaruçu a missa será às 8h30 e no cemitério de Buritirana às 15h.

 

Transporte coletivo em Palmas

A  Prefeitura de Palmas disponibiliza linhas extras de ônibus para os principais cemitérios da Capital para atender a demanda do Dia de Finados. De acordo com a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, haverá ônibus a cada meia hora para os cemitérios São Miguel, Jardim das Acácias e Jardim da Paz, localizados na T0-020, saída para Aparecida do Rio Negro e também para o cemitério São Miguel, em Taquaralto.

 

Os coletivos do Expresso Miracema sairão da Estação Xambioá com direção ao Jardim das Acácias e Jardim da Paz, a partir das 7h da manhã, com intervalo de 30 minutos e vão rodar até às 19h.   

 

Já para o cemitério São Miguel, os coletivos da empresa Viacap sairão da Estação Javaé, a partir das 7h da manhã, também com intervalo de 30 minutos até às 19h. Os ônibus partem da Estação Javaé (Taquaralto), seguindo pela Av. Tocantins, Tavares II, Cemitério São Miguel.

 

Endereços dos cemitérios de Palmas

Cemitério Jardim da Paz - Rodovia TO-020, 1,4 Km do trevo sentido Aparecida do Rio Negro.

 

Cemitério São Miguel - Localizado a margem direita da TO-050, a 3Km de Taquaralto (sentido Porto Nacional).

 

Cemitério de Taquaruçu - Localizado do lado esquerdo da entrada do distrito.

 

Cemitério de Buritirana - Próximo à saída do Distrito, sentido ao município de Santa Tereza.

 

Em Araguaína

A Prefeitura de Araguaína também intensificou a manutenção do cemitério municipal da cidade, o São Lázaro. Foram feitos os serviços de roçagem, poda de árvores, jardinagem, varrição, pequenas reformas e melhorias na iluminação.

 

O cemitério estará aberto das 7h às 18h no domingo, mas já receberá os visitantes neste sábado. A expectativa é que aproximadamente 60 mil pessoas visitem o cemitério este fim de semana, entre amigos e parentes que aproveitam o momento para levar flores aos túmulos e orar pelos entes queridos.

 

Segundo a Prefeitura, cerca de 40 funcionários atuam diretamente nos serviços e estão capacitados quanto à prevenção a incêndios causados por velas, limpeza, coleta de lixo, controle da portaria e atendimento emergencial. A orientação é que os visitantes retirem os vasos de plantas e flores no prazo máximo de 30 dias para evitar a disseminação do mosquito da dengue, devido ao período chuvoso e acúmulo de água nos recipientes.

 

A Igreja Católica também realizará missas e cultos religiosos no local a cada quatro horas. Para os rituais cristãos, além de reestruturar o local e adquirir novos materiais, a Prefeitura disponibilizou sete banheiros químicos, cinco tendas, centenas de cadeiras, som e servirá água para receber os fiéis.

 

(Com informações da Secom Palmas e Secom Araguaína)

Comentários (0)