Centro de Saúde Professora Isabel Auler inicia atendimentos na segunda, 18

Prefeitura garante que unidade será referência nas práticas de ensino em saúde

Cerca de 12 mil moradores das quadras entre as Avenidas LO-09 e JK (saída para Paraíso) agora têm como unidade de referência o Centro de Saúde da Comunidade (CSC) Professora Isabel Auler inaugurado na manhã desta quarta-feira, 13, com a presença de autoridades, trabalhadores da saúde, líderes religiosos e comunidade local. A nova unidade será referência nas práticas de ensino em saúde comportando vários residentes em Medicina de Saúde da Família e Comunidade e Multiprofissional. Os atendimentos à comunidade na nova unidade começam já na próxima segunda-feira, 18.

 

O prefeito Carlos Amastha lembrou que Palmas conta agora com 34 Centros de Saúde e que esse é o 19º estabelecimento de saúde entregue em suas gestões. “É um grande orgulho e um presente para a comunidade, essa é a 19ª estrutura que a gente inaugura durante os nossos mandatos, que foi uma grande revolução na parte estrutural, nossa saúde hoje é referência a nível nacional.  Essa aqui tem dois diferenciais muito importantes, nós temos especialidades psiquiátrica para crianças e adolescentes e um novo conceito de segurança com câmeras integradas para monitoramento. Sabemos de todas as dificuldades que o País passou, mas a verdade é que Palmas pode levantar a bandeira da saúde como uma das suas maiores conquistas”, ressaltou o prefeito.

 

O novo CSC abrigará o Ambulatório de Psiquiatria Infanto Juvenil que será referência para todo o Município, atendendo casos de média e alta complexidade, devidamente encaminhados pelas demais unidades da Capital. Além de contar com duas equipes de Saúde da Família, uma equipe de Saúde Bucal, e ser a sede da equipe de Consultório na Rua.

 

A estrutura conta com 12 consultórios, sala de vacina, sala de procedimentos, auditório, sala de esterilização, sala de escovação e salas administrativas, consultório médico e odontológico. As salas são equipadas para atender clínica geral, pediatria, ginecologia e saúde mental. Outros quatro consultórios são destinados ao atendimento dentário e estão dotados de equipamento completo. A obra, iniciada em julho do ano passado, foi executada com recursos municipais, no valor de R$ 831.271,04. Toda a unidade contará com monitoramento 24 horas por câmeras de vídeo.

 

Duas moradoras antigas da quadra fizeram questão de comparecer à inauguração. Sirlene Maria de Souza e Francineide Alcântara falaram da satisfação em receber um novo equipamento público na quadra. “Isso aqui é uma grande conquista já esperada. Temos muitas crianças e idosos que antes teriam que se deslocar para mais longe”, disse Sirlene, referindo ao CSC da Arso 41 (403 Sul), que antes era a unidade de referência dos moradores. “É um grande avanço, uma bênção e vai facilitar a vida das nossas crianças e idosos. Estou encantada com a estrutura, tudo organizado, valorizando o ser humano”, complementou Francineide.

 

Homenagem

 

O secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes, explicou quais os serviços oferecidos à comunidade e o porquê da homenagem à ex-reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, que faleceu este ano em decorrência de complicações de saúde após um Acidente Vascular Cerebral. “Em 2013, quando nós iniciamos o processo de criação do sistema integrado saúde escola do Sistema Único de Saúde e dos programas de residências médicas e multiprofissionais, a professora Isabel Auler foi designada pelo professor Márcio da Silveira, então reitor, para acompanhar esse processo. E ela sempre se mostrou uma profissional comprometida com a educação e sensível às pautas de integração ensino e serviço”, contou o secretário, lembrando que a homenagem faz justiça à professora. 

 

 “O centro vai ter o ambulatório de psiquiatria infantil, campo de prática para os residentes em psiquiatria, unidade que será gerida por métrica de saúde de família e comunidade, do programa de residência de medicina de família e comunidade, núcleo de apoio à saúde da família com vários residentes, que será base de apoio do Consultório na Rua projeto de educação e serviço também, levar o nome dela”, destacou Nésio Fernandes. 

 

A homenagem foi bem recebida pela família e pela comunidade acadêmica. “Nós da família ficamos felizes com essa homenagem porque mostra todo o carinho que todos têm com a minha mãe, mostra o trabalho que ela deixou”, disse o filho Renato César Auler do Amaral Santos. 

 

“É uma justa homenagem a que se dedicou às causas da saúde e educação e nunca mediu esforços para defender o SUS. Pessoas de fibra e honestas têm que ser lembradas e nada mais justo que seja em um local que vai integrar ensino, ciência e pesquisa. Quisera o Brasil ter o que a gente tem em Palmas”, ressaltou o ex-reitor da UFT, Márcio da Silveira.

 

A vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, lembrou também a parceria entre a universidade e Prefeitura. “Já existe uma parceria extremamente profícua entre UFT e Prefeitura que a cada dia vai ganhando novos contornos. Então acreditamos que abre-se um espaço, um campo de estágio para que nossos alunos possam se inserir e melhorar a sua formação”, disse, lembrando ainda que Isabel Auler foi protagonista na criação dos cursos superiores na área de saúde na UFT.

Comentários (0)