Centro Oncológico de Palmas promove ciclo de palestras sobre câncer de bexiga

Profissionais conceituados na área falaram sobre o câncer de bexiga, que é um tipo com baixa incidência, alta recorrência e alta letalidade quando se torna invasivo

Palestra foi realizada em Palmas
Descrição: Palestra foi realizada em Palmas Crédito: Ascom

O segundo encontro do Ciclo de Palestras de Uro-Oncologia, promovido pelo Centro Oncológico de Palmas reuniu na terça-feira, 23, profissionais muito bem conceituados na área. O tema abordado foi “Câncer de bexiga”, um tipo de câncer com baixa incidência, alta recorrência e alta letalidade quando se torna invasivo.

 

De acordo com o palestrante, o urologista Daniel Carvalho Rocha, o câncer de bexiga começa de uma forma pouco sintomática e quando se apresenta, eventualmente já está com metástases locais ou regionais, que impedem a perspectiva de cura; por isso a importância de um diagnóstico precoce e a atenção aos sintomas mais leves. “Qualquer pessoa que tenha sintomas urinários irritativos frequentes ou dores na bexiga deve ficar atenta, mulheres com infecção urinária frequente e homens com problemas prostáticos, devem ter esse acompanhamento de perto com o urologista, pois é possível que o caso não seja tão simples podendo ser a primeira manifestação de um tumor de bexiga”, afirmou.

 

Também palestrante no encontro a oncologista clínica Marina Mendes Vasco, atuante no tratamento medicamentoso do câncer de bexiga, tanto na fase inicial como da doença metastática alertou sobre a incidência da doença, que afeta mais homens idosos.  “Para os pacientes em estágio inicial o tratamento geralmente é feito dentro da bexiga, já quem está com a doença em estágio avançado passa pelo tratamento com cirurgia, quimioterapia e ou radioterapia. Em alguns casos o paciente só submete-se a uma sessão, ou uma cirurgia. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil de tratar”, afirmou.

 

O radio-oncologista DIsmar de Rezende Júnior relatou que o tratamento com preservação da bexiga é uma alternativa que deve ser oferecida ao paciente. O tratamento com preservação do órgão é realizado com radioterapia e quimioterapia, após uma ressecção transuretral do tumor realizada pelo urologista. O tratamento com preservação da bexiga proporciona preservação da função urinária, da potência sexual e oferece uma melhor qualidade de vidacom índices de sobrevidas iguais ao tratamento com a retirada da bexiga.

 

O diretor técnico, responsável pela realização das palestras, o oncologista Jorge Saade preza pela atualização dos profissionais do Centro Oncológico de Palmas. De acordo com ele, essa troca de experiências é muito importante para a realização de um tratamento eficaz. “A ideia é entrar em sintonia total com todos os envolvidos no tratamento dos nossos pacientes”, afirmou.

 

O primeiro Ciclo de Palestras da Uro-Oncologia, realizado no início deste mês, tratou do tema Câncer de Testículo, com palestras ministradas pelo urologista Adelmo Negre, pela oncologista clínica Marina Mendes Vasco e pelo radioterapeuta Ismar de Rezende Júnior. Os temas são escolhidos a partir de cada especialidade.

Comentários (0)