Centros de Saúde da Comunidade estão realizando testes rápidos de HIV em Palmas

Os testes rápidos são práticos e podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.

Crédito: Raiza Milhomem/Secom Palmas

Os testes rápidos para diagnósticos do HIV, sífilis e das hepatites B e C estão sendo  realizados normalmente e de maneira gratuita em todos os 34 centros de saúde da Capital. Os testes rápidos são práticos e podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.

 

O enfermeiro e coordenador da área Técnica Infectocontagiosa, Eduardo Silva Moura, explica que diante da situação de pandemia foi elaborada uma nova abordagem de atendimento nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs). “A gestão municipal fez um novo alinhamento interno para reorganizar esses atendimentos, de forma ordenada e responsável. Os centros de saúde adotaram as medidas de prevenção e estão aptos para receber toda e qualquer demanda espontânea para os testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente usuários sintomáticos”, ressaltou.

 

O coordenador ainda conta que a testagem em gestantes continua normalmente. “Só é possível quebrar o ciclo de transmissão dessas doenças detectadas pelo teste rápido, se os pacientes realizarem o tratamento”, explicou.

 

Quando fazer o teste rápido?

 

O teste rápido deve ser feito com regularidade e sempre que o indivíduo tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que a pessoa saiba se tem HIV, para buscar tratamento no tempo certo. O centros de saúde estão disponíveis para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. 

 

Comentários (0)