Centros de Saúde da Região Sul realizam Dia D de prevenção e combate à Sífilis

Ação acontece das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Força-tarefa da saúde visa diagnosticar e prevenir
Descrição: Força-tarefa da saúde visa diagnosticar e prevenir Crédito: Divulgação

Os Centros de Saúde da Comunidade do Jardim Taquari e José Lúcio (setor Lago Sul) realizam neste sábado, 20, o Dia D de Combate à Sífilis e à sífilis Congênita. A ação acontece das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas com orientações, realização de testes rápidos e distribuição de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante. A ação faz parte da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis congênita.

 

A coordenadora do Grupo Condutor de Infectocontagiosas, Luciana Noleto, reforça a importância da prevenção e do conhecimento sobre a doença. “O nosso objetivo é esclarecer à comunidade sobre as formas de prevenção dessa infecção sexualmente transmissível e a importância do diagnóstico precoce que é feito por meio de testagem rápida e o resultado sai na hora. Grávidas, inclusive, devem realizar o exame a cada trimestre. Nos casos positivos, o tratamento é imediato. A sífilis é uma doença que tem cura e o medicamento está disponível gratuitamente em todos os Centros de Saúde da Comunidade em Palmas”, ressalta.

 

Fique por dentro

 

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactériaTreponema pallidum. A transmissão do agente infeccioso ocorre através de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada. É importante ressaltar que qualquer tipo de contato sexual sem proteção (vaginal, anal ou oral) é capaz de transmitir a infecção. O contágio também pode acontecer no parto ou ainda durante a gestação, quando a mãe é portadora da bactéria e a transmite para o bebê (chamada de sífilis congênita).

 

Os sintomas geralmente são pequenas feridas que não doem, não coçam ou não ardem na região da boca ou genitais e que desaparecem espontaneamente, mesmo sem tratamento. “É possível que o paciente tenha sífilis e não saiba ou não reconheça os sintomas, pois a doença tem ciclos sintomáticos, ou seja, há momentos em que os sintomas podem desaparecer e passar longos períodos sem outras manifestações, mas a infecção continua latente”, ressalta.

Comentários (0)