Centros de Saúde de Palmas abrem neste sábado para vacinação contra o Sarampo

Além deles, na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, a equipe de imunização do CSC da Arne 64 (508 Norte) vacinará os pequenos das 13 às 18 horas, durante a ação ‘Defensores na Comunidade’

Crédito: Raíza Milhomem - Divulgação

Neste sábado, 19, é o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, ou seja, podem ser imunizadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Na Capital, dez Centros de Saúde da Comunidade estarão abertos das 8 às 17 horas. 

 

Além deles, na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, a equipe de imunização do CSC da Arne 64 (508 Norte) vacinará os pequenos das 13 às 18 horas, durante a ação ‘Defensores na Comunidade’.

 

Estarão abertos no Dia D os Centros de Saúde da Comunidade da Arno 41 (403 Norte); Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul); da ASR-SE 75 (712 Sul); Valéria Martins, na Arse 122 (1206 Sul); do Jardim Taquari; Laurides Milhomem (Jardim Aureny III); Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I); Santa Fé; Morada do Sol e Walter Morato (Distrito de Taquaruçu). 

 

A enfermeira da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Araújo, reforça que no Dia D também é possível atualizar o cartão de vacinas da criança. “O Dia D é dedicado aqueles pais que durante a semana não conseguiram levar seus filhos. E também é uma oportunidade de verificar o cartão de vacinas para ver se tem alguma vacina pendente e também fazer essa atualização”, pontua Juliana.

 

Sobre a vacina contra o sarampo, Juliana reforça que pelo esquema vacinal são duas doses, uma aos 12 meses e outras aos 15 meses. “A vacina é a única maneira de prevenir a doença, e com bases nos surtos que tivemos em alguns estados, as crianças são mais vulneráveis à doença que pode deixar sequelas ou mesmo levar à óbito. Por isso, o público alvo da vacina foi estendido também para as crianças de seis meses a 11 meses, para que tomem a chamada dose zero”, explica.


 

Etapas

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo 2019 é dividida em duas etapas. A primeira, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos acontece até 25 de outubro. Já a segunda etapa será de 18 a 30 de novembro, para vacinação de jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, sendo que no dia 30 de novembro acontece o Dia D de vacinação dessa segunda etapa.

 

Em Palmas, a rede municipal de saúde oferta as vacinas em 32 Centros de Saúde da Comunidade (veja lista abaixo). O horário de funcionamento das salas de vacinas é das 7 às 17 horas. Entretanto, no CSC Albertino Santos (Arse 101), o horário é diferenciado uma vez que a unidade também funciona no período noturno, sendo assim, a sala de vacinas desta unidade fica aberta das 7 às 17 horas e das 18 às 21 horas.


 

 

Confira os locais de vacinação no Dia D

Das 8 às 17 horas


 

- CSC Arno 41 (403 Norte)

- CSC Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul)

- CSC ASR-SE 75 (712 Sul)

- CSC Valéria Martins (Arse 122 / 1206 Sul)

- CSC Jardim Taquari

- CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)

- CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)

- CSC Morada do Sol

- CSC Santa Fé

- CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)


 

 

Das 13 às 18 horas


 

- Escola de Tempo Integral Daniel Batista, durante a ação ‘Defensores na Comunidade’, a equipe de imunização do CSC da Arne 64 (508 Norte) vacinará os pequenos das 13 às 18 horas

 

 

 

Comentários (0)