Cerca de 400 crianças de Palmas serão atendidas no Centro de Educação Inclusiva

Os atendimentos do CEI iniciam a partir do próximo dia 5 de fevereiro;

Prefeitura de Palmas entrega centro
Descrição: Prefeitura de Palmas entrega centro Crédito: Divulgação

Instalado na Escola Municipal Professora Francisca Brandão, na Quadra Arse 121, o Centro de Educação Inclusiva (CEI) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 8. Os atendimentos do CEI iniciam, de acordo com o calendário escolar do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Palmas, a partir do próximo dia 5 de fevereiro.

 

O Prefeito Carlos Amastha destacou que o momento é de transversalidade e incentivou a todos para trabalharem pensando sempre no objetivo de fornecer às crianças o melhor e mais completo atendimento. “É um orgulho muito grande, um trabalho integrado com a Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Já estávamos fazendo trabalho de inclusão em 27 salas da rede municipal e, a partir de hoje, o CEI cumpre esse papel. Hoje percebemos a satisfação dos pais em saber que os filhos estão sendo tratados com maior respeito, maior carinho, pois todas nossas crianças merecem o mesmo cuidado”, ressaltou. 

 

Quem foi conferir o CEI de perto e conhecer como funciona os atendimentos foi a Luziane Castro, mãe da Eva Luiza, de três anos. “Nos sentimos acolhidas, assistidas, cuidadas. As crianças com necessidades merecem ser estimuladas, merecem estar em todos os lugares, e isso só é possível com a inclusão. Não é fácil cuidar de uma criança com necessidade, é um desafio tanto para as famílias, como para a escola que acolhe e para o professor que busca realizar o trabalho. É um desafio de mãos dadas”, diz. 

 

O defensor público do Estado do Tocantins, Murilo da Costa Machado, presente na inauguração, testemunhou sobre sua experiência como pai de uma criança com necessidade de atenção especial. “Eu tive dificuldades de matricular minha filha em escolas particulares de Palmas. O serviço ofertado pela rede municipal de ensino da Capital impressiona por ser de qualidade, por isso fico muito feliz em ver que, hoje, a cidade de Palmas está dando um passo adiante. Não tenho dúvidas de que isso será aplicado nos demais municípios, pois o Estatuto da Pessoa com Deficiência está aí para isso”, declara. 

 

O CEI vai contar com uma equipe de multiprofissionais responsáveis por identificar, diagnosticar, elaborar e executar planos de ação, além de acompanhar e avaliar alunos que necessitem de atendimento individualizado e especializado, nas diferentes faixas etárias. O Centro tem capacidade para atender cerca de 400 crianças, que receberão os serviços de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia e Serviço Social. A rede municipal de ensino vai continuar com o projeto nas 27 salas de Recursos Multifuncionais, distribuídas pelas unidades educacionais de Palmas. 

 

Para o Secretário Municipal de Educação, Danilo Melo, a qualidade da Educação de Palmas vai além de dados. “Cada criança para nós é valiosa, a educação de Palmas é, principalmente, uma boa educação não por se apegar a números ou dados, mas é um sistema que olha para cada criança, individualmente, como um sujeito de direito e de potencialidades. Isso para nós é motivo de orgulho ter uma pedagogia focada na criança, no jovem...”, destaca.

 

Parceria

 

Durante a cerimônia de inauguração, o Prefeito Carlos Amastha, Secretário da Educação Danilo Melo e o Secretário da Saúde Nésio Fernandes assinaram uma portaria que estabelece parceria entre as secretarias para fortalecer o trabalho do CEI. O secretário executivo da saúde, Whisllay Bastos, falou do atendimento compartilhado entre as secretarias municipais. “Pensando sempre no desenvolvimento da criança como um todo, para evitar com que a criança tenha que deslocar a múltiplos pontos para receber a atenção completa e adequada às necessidades dela. Nós da saúde queremos ocupar juntamente com a educação esse CEI, voltar a atenção para as pessoa, o objetivo maior é permitir que essas crianças, adolescentes, adultos, todos eles, se desenvolvam recebendo o que de melhor possuímos”, aponta.

 

Como funciona o CEI 

 

O aluno matriculado em qualquer uma das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas será encaminhado pelo professor da sua escola para avaliação dos profissionais do CEI. Depois de detectado a necessidade de atendimento, o aluno passa a fazer acompanhamento no contraturno das suas atividades pedagógicas, que pode ser uma ou duas vezes por semana.

 

Formação de profissionais 

 

De acordo com o coordenador do CEI, Lucas Leal, além do atendimento às crianças, os profissionais da rede receberão capacitação. “Formação para os profissionais das salas de recursos, professores regentes das salas de aula, estendendo posteriormente à formação em parceria com universidades e instituições de ensino, para transformar a Capital em uma cidade referência em inclusão”, conta.

Comentários (0)