Cerca de 50% das Escolas Municipais estão com problemas devido a falta de água

Mais de mil alunos da ETI Padre Josimo Tavares ficaram sem aula nesta quinta-feira, 26. Semed fez levantamento e cerca de 50% enfrentam problema e reunião está marcada para final da manhã desta 5º...

Alunos da ETI Padre Josimo ficaram sem aulas
Descrição: Alunos da ETI Padre Josimo ficaram sem aulas Crédito: Da Web

Mais de mil alunos da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, localizada na Quadra 301 Norte, ficaram sem aula nesta quinta-feira, 26, devido a falta de água. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) 50% das unidades de Palmas estariam sem água ou com pouca água nas últimas duas semanas, de acordo com levantamento feito pela Secretaria.

Ainda segundo a pasta, há escolas em que os professores chegaram a pedir aos alunos para que levassem água em garrafinhas. A Secretaria informou que até o momento os alunos teriam sido dispensados somente na ETI Padre Josimo, devido a um problema de acesso à caixa d’água.

Segundo informou a diretora da ETI Padre Josimo Tavares, Alice Furukawa, os alunos tiveram que ser dispensados porque ela não teria como ficar com 1.100 alunos na escola até às 11 horas da manhã sem água, horário em que a empresa Foz/Saneatins informou que poderia realizar o abastecimento do reservatório.

“Na segunda, terça e quarta-feira a água faltou após as 13 horas. Na quinta desde as 6 horas notamos a falta de água e eu liguei várias vezes para a empresa”, disse a diretora. Ainda segundo a mesma, só depois que os alunos foram dispensados é que a empresa de abastecimento se preocupou em orientá-la e disponibilizar os telefones para o qual ela deve ligar assim que perceber que o reservatório está com baixo nível.

 Foz/Saneatins

Procurada pela redação do T1 Notícias, a empresa Foz/Saneatins reafirmou que o problema na Escola Padre Josimo se deu devido a uma dificuldade de fazer com que o caminhão pipa chegasse à caixa d’água da unidade. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Foz/Saneatins, o problema já foi resolvido e a empresa não está medindo esforços para atender todas as unidades escolares que precisam de atenção especial neste período.

A política da empresa, ainda de acordo com a Foz/Saneatins, é de estar sempre em contato com as escolas para saber como está o nível do reservatório e antes mesmo de atingir o nível mais baixo, já acionar o caminhão para reabastecer.

Reunião

Ainda segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma reunião está marcada para às 12 horas desta quinta-feira, 27, na Escola Padre Josimo Tavares entre o Secretário Executivo, André Vitral, representante da Foz/Saneatins e diretores para tratar sobre a falata de abastecimento de água nas escolas. 

Rodízio

A redação do T1 Notícias também recebeu reclamações de moradores das quadras 307 Norte, 407 Norte e 508 Norte de que o rodízio não estaria sendo cumprido. Segundo eles, nas quadras em que a água estaria marcada para faltar pela manhã, a água falta a noite. Sobre a reclamação dos moradores, a Foz/Saneatins informou que não houve mudança no horário do rodízio. "A observação que deve ser feita é em relação ao horário que consta na tabela, que é de abastecimento e não de falta de água", frisou a empresa. 

Comentários (0)